Notícias

Canal 23

O Avivamento é manifestação de Deus

Jejum do Avivamento 2023

Publicado em: 09/01/2023

Pois derramarei água na terra sedenta,

e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole e minha bênção sobre seus descendentes.

(Isaías 44:3)

 O avivamento verdadeiro traz consigo o temor de Deus!

homem de joelhos orando à luz do sol

De onde vem o avivamento afinal de contas, senão do próprio Deus?

O avivamento é a manifestação da presença de Deus no coração de seu povo. Essa manifestação traz consigo o temor de Deus. Este temor, por sua vez, nos faz reconhecer a santidade Dele e o quanto precisamos nos consertar, abandonando nossos pecados, ou seja, nossas transgressões contra a palavra Dele.

 

Deus retirou os Israelitas do Egito, por exemplo, e os trouxe até o monte Sinai. Então lá, Ele desceu com milhares dos santos celestiais para falar com o povo (Deut. 33:2).

Deus estava trazendo aos israelitas um avivamento depois de muitos anos de escravidão no Egito (Dt 30:16). Ele estava tornando Israel uma nação com sua própria Lei, regida pelo Autor do universo.

Uma das principais coisas que acontecem em um avivamento, portanto, é o temor de Deus, que desce ao nosso coração para nos livrar de pecar, isto é, de desobedecê-lo. Vamos comprovar isso nos versículos abaixo:

Todo o povo, vendo os trovões e os relâmpagos, o som da trombeta e a montanha fumegante, teve medo e ficou longe.

Disseram a Moisés:

– Fala-nos tu, e nós ouviremos, não nos fale Deus, para que não morramos.

Moisés disse ao povo:

– Não temais. Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, e não pequeis.

(Êxodo 20:18-20)

 

Por isso, se estamos clamando por um avivamento, clamemos então pelo temor de Deus, para que nos consertemos com Ele!

 

2) Em um avivamento, o arrependimento é o “personagem principal”.

Deus se arrepende ou não? Estudo bíblico explica textos de Gênesis 6:6 e Números 23:19

O pecado é o que nos separa de Deus, de acordo com Isaías 59:2.

Portanto, das coisas que acontecem em um avivamento, o arrependimento de pecados é praticamente a principal, pois o arrependimento é o início da mudança para uma vida com Deus!

Logo, qualquer que queira se aproximar de Deus através de um avivamento, deve afastar-se de seus próprios pecados, arrependendo-se!

“Aproximai-vos de Deus, e Ele se aproximará de vós. Purificai vossas mãos, pecadores, e vós de duplo ânimo, santificai vossos corações; humilhai-vos e fazei lamentação, que vossa risada se torne em aflição e vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante Yahweh, e Ele vos exaltará.

3) Num avivamento, o pecado é odiado e abandonado, e a Palavra de Deus é desejada e engrandecida. Esta é a evidência de um verdadeiro avivamento!

“Desvio meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.”

O versículo do salmo acima vem em concordância direta com os dois tópicos anteriores deste estudo bíblico sobre as coisas que acontecem em um avivamento.

Primeiro o temor de Deus desce ao nosso coração, nos fazendo reconhecer os nossos pecados e a necessidade de nos consertarmos para com Ele. Depois disso vem o arrependimento, a vontade de retornar para os caminhos de Deus; isto é a evidência de que um verdadeiro avivamento está acontecendo dentro de nós. E então naturalmente vem a leitura, e com isso conhecimento bíblico e prática constante da palavra do Soberano. Essas coisas são as evidências de um avivamento vindo verdadeiramente de Deus, que move os corações sinceros.

O salmista desvia seus pés de todo caminho mau a fim de guardar e obedecer com integridade a palavra de Deus.

Para que serve um avivamento, se não para aproximar o ser humano de Deus através da reconciliação com seu Criador? Isto certamente dá ao arrependido uma vida nova através da obediência da palavra Dele (2 Co 5:17-20).

Depois de passar pelas duas primeiras coisas que acontecem em um avivamento, e então conhecer e colocar em prática na própria vida a terceira, as outras duas começam a acontecer de forma natural, vejamos quais são.

4) Em um avivamento genuíno, torna-se o prazer do crente buscar a Deus constantemente!

“Ouve, Iahweh, meu grito de apelo, tem piedade de mim e responde-me!

Meu coração diz a teu respeito: “Procura sua face!”

É tua face, Iahweh, que eu procuro.”

(Salmo 27:7-8 Bíblia de Jerusalém)

Buscar a Deus significa, basicamente, caminhar com Ele, de acordo com a vontade Dele diariamente (cf. 1 Jo 2:6). Significa também estar em comunhão com Ele (1 Jo 1:3; 1 Cor. 1:9). Isso, consequentemente, exige leitura, estudo e obediência à Sua santa palavra, além de alimentar uma vida de adoração, louvor e oração constantemente (Lc 18:1).

Mas é indispensável que os três passos anteriores aconteçam antes deste aqui, pois para estar em comunhão com Deus é necessário, obviamente, reconciliar-se com Ele! Dessa forma Ele abençoará sua leitura e direcionará seu conhecimento bíblico corretamente (Prov. 2:1-7).

Se você estiver com alguma dificuldade em ler a palavra do Senhor com frequência, receba dicas gratuitas por e-mail que eu preparei para te ajudar.

5) Os crentes tornam-se cheios do “espírito santo”, porque de todas as coisas que acontecem em um avivamento, esta é inevitável!

No original hebraico, a ruah hakodesh, isto é, a emanação ou inspiração de santidade (traduzido como “espírito santo” nas bíblias cristãs) reveste os servos de Deus com poder e coragem para pregar a palavra Dele. Além disso, cada um de acordo com seu chamado recebido do Senhor! (vide At 1:8; 1 Co 12: 7-11; Ef 4:11-13).

Paulo, o emissário (apóstolo), é um bom exemplo destas 5 coisas que acontecem em um avivamento, pois ele passou pelas 4 primeiras etapas e depois foi cheio da inspiração santa para pregar a palavra do Deus vivo. Vejamos um pequeno resumo de sua experiência:

Nele (em Paulo) foi gerado o temor do Eterno, e assim reconheceu suas maldades contra o Filho Dele (1 Tim 1:12-15);

Ele arrependeu-se de seus pecados após tê-los reconhecido (At 26:9; Fp 3:7-8);

Ele desviou seus pés do caminho de maldade que trilhava, e assim começou a aprender do Senhor com os discípulos (At 9:19; Gl 1:18);

Depois disso, ele buscava a Deus constantemente junto com outros irmãos (At 13:1-2);

Finalmente esteve cheio da inspiração de santidade para cumprir seu chamado (cf. At 13:9,10).

Portanto, Paulo, cujo nome original é Shaul, foi avivado por Deus ao abrir seu coração para Ele, e não foi negligente na obra!

Através da história de Shaul podemos ter um exemplo claro das coisas que acontecem em um avivamento (cf. At 9:17-22).

Algumas pessoas podem não te compreender quando verem um avivamento começando na sua vida, assim como foi com este emissário. Mas não desista, fortaleça-se no Senhor e em Sua palavra! (vide At 9:21,22)

Assim como aconteceu com Shaul, eu e você podemos buscar a Deus, sermos cheios de Seu espírito para realizar Sua obra e viver um verdadeiro avivamento em nossas vidas!

Canal 23