Notícias

Canal 23

Aproximando de Deus através da intercessão

Intercessão é orar pelos outros

Publicado em: 26/02/2023

Aproximando de Deus através da intercessão

Jejum da Aliança Apostólica

INTERCESSÃO

Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles (Hebreus 7.25).

Intercessão é orar por outros. Um intercessor é alguém que toma o lugar ou suplica pelo caso de outro. Quando você ora desta maneira, você está intercedendo: “Intercessão pode definir-se como a oração santa, cheia de fé e perseverante com que alguém suplica a Deus em nome de outro ou outros que desesperadamente têm necessidade da intervenção de Deus” (A Bíblia da Vida Cheia do Espírito).

 

A BASE BÍBLICA DA INTERCESSÃO

A base bíblica para o ministério de oração de intercessão do crente do Novo Testamento é nosso chamado como sacerdotes de Deus. A Palavra de Deus declara que nós somos um sacerdócio santo (1 Pedro 2:5), um sacerdócio real (1 Pedro 2:9), e um reino de sacerdotes (Ap. 1:5).

O pano de fundo para entender este chamado à intercessão sacerdotal se encontra no exemplo do sacerdócio levítico do Antigo Testamento. A responsabilidade do sacerdote era estar de pé

perante e entre Ele estava de pé peranteD eus para ministrar a Ele com sacrifícios e ofertas. Os sacerdotes também estavam de pé entre um Deus justo e o homem pecador reunindo os no lugar do sacrifício de sangue.

Hebreus 7:11-19 explica a diferença entre os ministérios do sacerdote do Antigo Testamento e do Novo. O Antigo Testamento o sacerdócio levítico era passado adiante de geração a geração através dos descendentes da tribo de Leví. O “sacerdócio de Melquisedeque” falado nesta passagem é a “nova ordem” de sacerdotes espirituais de quem o Senhor Jesus é o Sumo Sacerdote. É passado adiante até nós através de Seu sangue e de nosso nascimento espiritual como novas criaturas em Cristo.

 

 INTERCESSOR MODELO

A Bíblia registra que o propósito de Deus ao enviar Jesus foi para Ele servir como um intercessor:

Ele viu que não havia ninguém, admirou-se porque ninguém intercedeu; então o seu braço lhe trouxe livramento e a sua justiça deu-lhe apoio (Isaías 59:16).  Jesus está de pé perante Deus e entre Ele e o homem pecador, assim como os sacerdotes da antiga aliança fizeram: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm. 2:5).

mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:34).

Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. (Hebreus 7:25).

Jesus reúne o homem pecador e o Deus justo através do sacrifício de sangue pelo pecado. Já não é necessário o sangue de animais como era no Antigo Testamento. Nós podemos aproximar-nos a Deus agora se baseando no sangue de Jesus que foi derramado na cruz do Calvário para a remissão de pecados. Devido ao sangue de Jesus, você pode aproximar-se a Deus ousadamente sem temor (Hebreus 4:14-16).

Jesus foi um intercessor enquanto Ele estava aqui na terra. Ele orou por aqueles que estavam enfermos e possuídos por demônios. Ele orou por Seus discípulos. Ele até mesmo orou por você quando Ele intercedeu por todos aqueles que creriam Nele. Jesus continuou Seu ministério de intercessão depois de Sua morte e ressurreição ão quando Ele retornou ao Céu. Ele serve agora como nosso intercessor no Céu.

 

COMO INTERCEDER

Como intercessores que continuam a função sacerdotal do Antigo Testamento e o modelo de Jesus no Novo Testamento, nós estamos de pé perante Deus e entre um Deus justo e o homem pecador. Para ser eficaz em estar de pé “entre” os homens nós devemos estar de pé primeiro “perante” Deus para desenvolver a intimidade necessária para cumprir este papel.

Números 14 é um dos maiores relatos de oração de intercessão registrados na Bíblia. Moisés pode estar de pé entre Deus e o homem pecador porque ele havia estado de pé “perante” Ele e havia desenvolvido intimidade de comunicação. Números 12:8 registra que Deus falou comM oisés como um amigo fala ao amigo e não através das 

visões e sonhos como Ele fez com outros profetas.

Como crentes do Novo Testamento nós já não sacrificamos os animais como nos tempos do Antigo Testamento. Nós estamos de pé perante o Senhor para oferecer os sacrifícios espirituais de louvor (Hebreus 13:5) e o sacrifício de nossas próprias vidas (Romanos 12:1). É sobre a base desta relação íntima com Deus que nós podemos permanecer então “entre” Ele e outros, servindo como um advogado e intercessor em seu nome.

Pedro usa duas palavras para descrever este ministério sacerdotal: “Santo” e “real”. Se exige santidade para estar de pé perante o Senhor (Hebreus 12:14). Nós só podemos fazê-lo baseando-se na justiça de Cristo e não na nossa própria retidão. A realeza é descritiva da autoridade real que se delega a nós como membros da “família real”, por assim dizer, com o acesso legítimo ao lugar do trono de Deus.

Às vezes esta intercessão sacerdotal se faz com entendimento. Isto ocorre quando você intercede por outros em seu próprio idioma nativo e você entende o que você está dizendo:

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade (1 Tm. 2:1-2).

Em outros momentos, o Espírito Santo faz a intercessão. Pode ser com gemidos que é o resultado de uma carga espiritual pesada. Também pode ser em uma língua  desconhecida. Quando isto acontece, o Espírito Santo fala através de você orando diretamente a Deus segundo a vontade de Deus.

"Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26).

“Pois quem fala em uma língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios” (1Co. 14:2). Você não entende este tipo de intercessão com sua mente, porém é o nível mais profundo de oração de intercessão e o mais eficaz porque é feito “segundo a vontade de Deus”. Sua mente e vontade não afetarão as orações feitas pelo Espírito Santo através de você em uma língua desconhecida.

 

POR QUE A INTERCESSÃO É IMPORTANTE

A intercessão é evidentemente importante devido à ênfase que Jesus colocou sobre ela em Seu próprio ministério terreno. Sua importância também se revela no registro Bíblico que está cheio de histórias de homens e mulheres que experimentaram resultados poderosos através da intercessão eficaz.

Através da intercessão eficaz, você pode entrar no o mundo espiritual em qualquer parte. Suas orações não têm nenhuma limitação de distância, pois elas podem penetrar as nações não alcançadas e podem cruzar as barreiras geográficas, culturais e políticas. Você pode afetar o destino de indivíduos e nações inteiras. Você realmente pode ajudar a salvar as vidas e almas de homens e mulheres, rapazes e moças e pode estender o Evangelho do Reino de Deus ao redor do mundo enquanto você intercede em oração.

Canal 23