Notícias

Canal 23

Autoridade Constituída, e Autoridade delegada

Estrutura de poder

Publicado em: 30/07/2023

Autoridade Constituída, e Autoridade delegada

Projeto de Vida 2023

INTRODUÇÃO

Desde a criação do mundo, Deus tem trabalhado para tirar a ordem da confusão. Uma maneira pela  qual Ele tem feito isto é estabelecer estruturas de autoridade em cada área da vida. As autoridades principais e mais altas são o próprio Deus, Seu Filho Jesus Cristo, e o Espírito Santo.  Deus também tem estabelecido estruturas de autoridade que afetam a sua vida. Estas autoridades são importantes se você deseja o poder espiritual. Se você não está apropriadamente sob a autoridade, então, você não pode exercer a autoridade.

 

UM HOMEM SOB AUTORIDADE

Um dia em Cafarnaum, Jesus teve um encontro interessante com um líder militar. A nós não é dado o nome deste líder. Só nos é dito que ele era um centurião e tinha um servo que estava bastante enfermo. Leia a história do Centurião em Mateus 8.5-13 e Lucas 7.1-10 antes de proceder com esta lição.

O centurião era um homem sob a autoridade de Roma. Ele também tinha autoridade, pois ele era um líder militar sobre 100 homens. Devido a isto, ele imediatamente entendeu a relação espiritual na qual Jesus trabalhava com o Pai. Era semelhante a sua própria relação natural como um centurião com seu comandante.

Jesus era um homem de autoridade. Ele agiu com autoridade. Ele perdoou os pecados, curou o enfermo, expulsou os demônios, e fez milagres. Porém, Jesus também estava sob autoridade. Ele estava sob a autoridade do Pai

Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em  verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz (João 5:19).

Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem (João 5:26-27).

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou (João 6:38).

Respondeu-lhes Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou@ (João

7:16).

E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada (João 8.29).

O centurião reconheceu o poder desta estrutura de autoridade e devido a isto, ele conheceu que não era necessário que Jesus fosse à sua casa para curar o seu servo. Ele sabia que Jesus tinha suficiente poder para falar simplesmente uma palavra, e assim cura se realizaria. Jesus elogiou o centurião por sua grande fé e curou ao seu servo.

Onde quer que a autoridade se manifeste, há uma cadeia (ou ordem apropriada) de ordem. É por isso que os escribas e fariseus questionaram a Jesus, ACom qual autoridade você faz estas coisas? (Mateus 21.33). Sempre que os homens observam vidas cheias de poder e autoridade, eles buscam descobrir a fonte.

 

JESUS SOB AUTORIDADE

Deus buscou alguém para levar adiante Sua autoridade:

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim@ (Isaías 6:8).

Deus deu uma medida de Sua autoridade aos homens e mulheres nos tempos do Antigo Testamento, porém a revelação completa de Seu poder e autoridade veio através de Jesus Cristo. Jesus sabia que Ele tinha esta autoridade:

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na

terra (Mateus 28:18). Jesus demonstrou que Ele tinha a autoridade:

Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa (Mateus 9:6).

Jesus recebeu Sua autoridade de Deus e com ela Ele triunfou sobre todos os poderes do inimigo. Jesus é a cabeça de todo o principado e poder (Colossenses 2:10) porque...

E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo,  triunfando deles na cruz@ (Colossenses 2.15).

Jesus está abaixo da autoridade de Deus e em autoridade sobre todos os outros poderes e autoridade. Como você já sabe, Jesus delegou-lhe autoridade:

Todas estas coisas disse Jesus às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia (Mateus 13:34). Você vem sob a autoridade de Jesus e fazendo isto você também está sob a autoridade do Pai. Os crentes são pessoas de autoridade espiritual que estão sob autoridade.

 

AUTORIDADES ESTABELECIDAS POR DEUS

Você já aprendeu que Deus é a fonte de poder:

Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.

Tudo foi criado por meio dele e para ele (Colossenses 1:16).

Deus também é o poder por trás de toda a estrutura de autoridade que Ele tem estabelecido no mundo:

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas (Romanos 13:1).

Além da autoridade suprema de Deus, os crentes estão sob outras estruturas de autoridade que Ele tem estabelecido. Estas incluem as autoridades no lar, igreja, lugar de trabalho e governo.

A situação de cada pessoa difere das outras. Algumas mulheres não têm nenhum marido. Algumas pessoas não trabalham e não têm nenhum patrão. Elas não estão envolvidas nestas estruturas de autoridade. Porém, é importante reconhecer as estruturas que se relacionam com você porque Deus as estabeleceu. Você deve estar sob as autoridades que Ele estabeleceu para poder funcionar em autoridade. A autoridade legítima sempre é delegada de alguma fonte.

Quando você está sob autoridade, você tem uma fonte legítima da qual sua própria autoridade se deriva. Por exemplo, a esposa em uma casa deriva sua autoridade do marido. Os diáconos e presbíteros de uma igreja derivam sua autoridade dos homens que Deus estabelece na direção espiritual sobre eles. Um empregado tem limites de autoridade estabelecidos por seu patrão. Porém,  todas estas cadeias de comando levam finalmente a Deus que é a fonte de toda a autoridade.  Todas as autoridades são instituídas por Deus. Ao rastrear as autoridades até a sua fonte, nós sempre terminamos em Deus. Devido a isto, a rebelião contra a autoridade impede o fluir do poder de Deus em sua vida. Quando você se rebela contra aqueles em autoridade, você realmente está rebelando-se contra Deus:

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação@ (Romanos 13:1-2).

Para ser uma pessoa de autoridade, você deve estar sob a autoridade de Deus e daqueles a quem Deus têm estabelecido sobre você. Estas são algumas estruturas de autoridade estabelecidas por  Deus:

 

AS AUTORIDADES NO LAR:

A primeira estrutura de autoridade estabelecida por Deus era o lar (Gênesis 1 a 3). Aqui está a estrutura de Deus para o lar:

Maridos:

A Bíblia ensina que o marido deve ser a cabeça da família. A autoridade do marido no lar será

baseada no amor: As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor... Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Efésios 5:22, 25).

 

Esposas:

A esposa deve estar sob a autoridade amorosa do marido:

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor@ (Efésios 5:22).

 

Pais:

Juntos, a esposa e o marido devem estar em autoridade sobre os filhos:

Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra (Efésios 6:1-3).

Porém, os pais são advertidos:

E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Efésios 6:4).

Toda a autoridade leva consigo a responsabilidade. Os pais devem exercer uma piedosa autoridade  com amor. Os maridos devem exercer a liderança assim como Cristo faz para com a igreja. Eles não devem ser mandões e cruéis e exigir que a esposa e filhos sirvam-lhes como escravos. Eles devem se relacionar com sua família como Jesus faz com a igreja. Os maridos devem escutar a suas esposas, pois elas são um dom de Deus e Aboas companheiras@. Como pode uma esposa ajudar seu marido se ele nunca a escuta e não dá importância à sua opinião? Há registros bíblicos onde Deus disse aos homens que escutassem a suas esposas (Abraão) e onde Deus falou primeiro à esposa antes de falar ao marido (Manoá). Por isso, é importante que o marido e a esposa correspondam um ao outro adequadamente. É interessante notar que uma das razões porque Deus chamou Abraão à grande responsabilidade do ministério foi que sua casa estava na ordem apropriada.

Cada estrutura de autoridade deve ser justa e amorosa. Infelizmente, em cada estrutura, tem-se abusado da autoridade e as pessoas nem sempre atuam em amor e de maneira justa. A estrutura de autoridade que Deus tem estabelecido no lar afeta sumamente o ministério. Se a família não está em ordem, então, alguém não pode exercer a liderança apropriada no ministério que é uma responsabilidade maior. Por isso, Deus estabeleceu uma casa apropriadamente ordenada como um requisito para a liderança na igreja: necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar... e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)  (1Timóteo 3:2, 4-5).

Alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados (Tito 1:6).

A Bíblia também fala de orações que são impedidas quando há desarmonia entre um marido e esposa.

 

AS AUTORIDADES NA IGREJA:

Quando nós falamos da estrutura de autoridade na Igreja, nós não estamos falando sobre as organizações dos homens. Nós não estamos falando sobre as denominações e a maneira como elas se organizam, contratam, ou votam nos líderes. Nós estamos referindo-nos à estrutura bíblica da igreja estabelecida por Deus.

A cabeça da igreja é que Jesus Cristo e os crentes são...

Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo (1 Coríntios 12:27).

Deus põe na igreja os dons especiais de liderança:

E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres (Efésios 4:11).

Estes dons de liderança são estabelecidos na igreja por Deus. Quando você se torna parte de uma  igreja local, então você fica sob a autoridade dos homens estabelecidos por Deus como líderes nesta comunidade específica.

Estes líderes especiais são ajudados na igreja local pelos presbíteros e/ou os diáconos que devem servir sob a direção dos presbíteros. Você pode ler sobre os deveres e qualificações para estes homens em 1 Timóteo 3 e Tito 1.

Deus também dá a cada crente cheio do Espírito dons espirituais. Estes dons devem funcionar na  igreja sob a autoridade da liderança para cumprir os propósitos de edificação e da obra do ministério.

Você pode ler sobre os dons nas seguintes passagens: Romanos 12:1-8; 1 Coríntios 12:1-31; Efésios 4:1-16; 1 Pedro 4:7-11.  A igreja é o corpo espiritual de Jesus Cristo. Cada membro da igreja tem uma responsabilidade diferente, assim como partes de um corpo humano. Cada parte vem sob a direção da cabeça da Igreja, Jesus Cristo. No corpo humano, cada parte recebe a direção da cabeça. O mesmo é verdade no corpo espiritual da igreja. Não pode haver unidade no corpo sem a autoridade da cabeça, Jesus Cristo.

Os membros do corpo devem submeter uns aos outros, assim como eles fazem no corpo natural. Por exemplo, quando é hora de ler no corpo natural, o olho toma a autoridade. Quando é hora descaminhar, os pés tomam a autoridade. Os membros do corpo espiritual devem submeter-se uns aos outros de uma maneira semelhante para habilitar o funcionamento eficaz no ministério.

 

AS AUTORIDADES NO TRABALHO:

A Bíblia estabelece a estrutura de autoridade para aqueles que trabalham como empregados ou como patrões. Um patrão é alguém que é dono, chefe ou alguém no cargo dos trabalhadores. Um empregado é um trabalhador que é contratado e tem a responsabilidade de fazer um certo trabalho.

A Bíblia ensina:

Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre@ (Efésios 6:5-8).

O trabalho do servo ou empregado deve ser feito como o Senhor porque Deus é a fonte de todo o poder. Também se dão instruções aos donos e patrões. A estrutura de autoridade de alguém sob a autoridade se reflete de novo claramente nesta passagem:

E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças,

sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele

não há acepção de pessoas@ (Efésios 6.9).

Os pastores devem tratar a seus servos justamente, assim como eles são tratados justamente por Deus de quem eles derivam seu pode

 

AS AUTORIDADES NO GOVERNO:

Segundo Mateus 20.25-28 a estrutura de poder do mundo não é igual no reino de Deus. Porém, ainda que nós sejamos crentes e parte do reino de Deus, na realidade nós ainda vivemos no mundo. Cada um de nós vive em um povo ou cidade que é parte de condado, província, estado e país. Cada um de nós vive sob o governo local e nacional e há leis e líderes do governo em autoridade sobre nós.

Deus traz os líderes governamentais ao poder e pode destroná-os à vontade:

É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes (Daniel 2:21).

Esta sentença é por decreto dos vigilantes, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles (Daniel 4:17).

Daniel conta a história de um Rei chamado Nabucodonosor que não reconheceu a fonte de seu poder terreno até que Deus o ensinou: 

Quando, porém, o seu coração se elevou, e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória. Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e  sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele (Daniel 5:20-21).

Deus enviou um profeta ao Rei Amasias para instruí-lo quando ele estava planejando ir à batalha: Porém certo homem de Deus veio a ele, dizendo: Ó rei, não deixes ir contigo o exército de Israel; porque o SENHOR não é com Israel, isto é, com os filhos de Efraim. Porém vai só, age e sê forte; do contrário, Deus te faria cair diante do inimigo, porque Deus tem força para ajudar e para fazer cair (2 Crônicas 25:7-8).

Estes versículos ilustram que Deus claramente estabelece a direção governamental. Ele, inclusive, trabalha nas batalhas deste mundo, levantando um, derrubando outro. Infelizmente, assim como às  vezes se faz mal usa das estruturas de autoridade no lar e na igreja, também fazem um uso errado delas no governo. Os líderes maus e cruéis têm tomado o poder em muitas nações. Eles se negam a reconhecer Deus como a fonte do poder e levam os crentes a sofrer. Quando qualquer governo ou regulamento contradiz o que se ensina na Palavra de Deus, então você deve obedecer a Deus em lugar do homem. Quando os discípulos foram proibidos de pregar em nome de Jesus.

Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens@ (Atos 5:29).

Eles compreenderam que esta demanda era contrária ao mandamento de Jesus que lhe disse para pregarem o Evangelho em todo o mundo. Em outras áreas nós devemos estar...

É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo,  constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra@ (Rm. 13:5-7).

Devido a suas grandes responsabilidades e ao potencial para o uso de poder, você deve orar:

Em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito (1 Timóteo 2:2).

 

TODOS OS PODERES SE TORNARÃO O PODER DE DEUS

Deus é a fonte de todo o poder nos mundos natural e espiritual. Todo o pode é delegado por Ele. Ele delegou este poder para estabelecer a estrutura no lar, na igreja, mercado de trabalho, comunidade e nação. Porém, virá um tempo no futuro quando todos os poderes delegados voltarão a Seu poder de novo: 

E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder@ (1 Coríntios 15:24).

Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também  se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.      (1 Coríntios 15:28)

 

Canal 23