Notícias

Canal 23

Confiança em Deus para conquistar

Confiança em Deus, nos dias das adversidades

Publicado em: 17/09/2023

Confiança em Deus, nos dias das adversidades

O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam, (Naum 1:7)

É tempo de modificação, de rever o que fizemos e o que deixamos de fazer. Me angustio ao ver tanta injustiça, tanta omissão ou despreocupação com o outro. Pensamos que, como é com o outro, não é problema nosso. Isso acontece nos vários ambientes da nossa vida: trabalho, casa, relacionamentos e igreja.

Oração: Deus de amor, te pedimos que nos perdoe e que possamos demonstrar teu amor e esperança para as outras pessoas.

A palavra angústia vem de uma raiz latina que cujo verbo significa “apertar” e o substantivo, “aperto”. Da mesma raiz deriva-se a palavra castelhana “angosto”, que significa “estreito”. Figuradamente, então, temos o sentido de sufocamento, opressão, emparedamento.  O sentido original traz a ideia de caminhar numa trilha estreita, entre as paredes de um desfiladeiro, onde somente é possível a passagem de uma pessoa de cada vez.

Ninguém deseja a angústia, mas às vezes ela vem; e às vezes é necessário passar por ela. Jeremias, o profeta angustiado, diz: “Mas não insisti eu contigo para que afastasses a desgraça? Tu sabes que não desejei o dia do desespero (....) Não sejas motivo de pavor para mim; tu és o meu refúgio no dia da desgraça.” (Jr. 17:16,17 - NVI). O próprio Jesus sentiu-se angustiado: “”Agora a minha alma está angustiada; e que direi? Pai, salva-me desta hora? Mas foi para isto que vim, para esta hora.“ (Jo. 12:27; Mc. 14:33).  

Contudo, no dia da angústia o Senhor é o nosso castelo forte, como diz Naum. E esta palavra está bem de acordo com o nome do profeta, cujo significado é “consolo” ou “consolação”. O autor da Carta aos Hebreus diz que temos em Jesus um sacerdote que se compadece de nossas fraquezas, pois foi aperfeiçoado por meio do sofrimento (Hb.4:15;2.10), o que foi profetizado por Isaías: “Em toda a angústia deles ele também ficou angustiado.” (Is.66:9).

Angustiado por um espinho na carne, Paulo suplicou a Deus que o tirasse, mas o Senhor respondeu: “A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” Diante disso, o apóstolo declarou: “Por isso eu me contento nas fraquezas, nas ofensas, nas dificuldades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte.” (2Co.12.7-10).  

“Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” (Sl.50.15).

Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. (2Co.3:4-6)

1- Quando está dizendo “o Senhor é bom”

Significa que Deus é amor, é bondade, que tem misericórdia de nós, pois às vezes nem sempre temos merecimento, mas ele nos ajuda quando precisos dele.

2- Quando diz que “Deus é um refugio em tempos de angustia”

Significa que quando nós estamos enfrentando as fortes tempestades e não conseguimos sair dela, Deus vem para nos ajudar, ou seja, aquilo que é possível de nós fazer, o Senhor nos deixa no comando. Mas, aquilo que é impossível de nós fazermos, Deus faz por nós. Deus nunca nos abandona, ele sempre está por perto para ajudar o seu povo, e nos dias difíceis de muita angustia, ele está presente para nos ajudar.

3 - Quando fala “ele protege os que nele confiam”

Significa que todo aquele que confia em Deus, está seguro e protegido por ele, ou seja, o Senhor é fiel com aqueles que confiam nele, e é um grande refugio no dia da adversidade. Ser fiel a Deus é importante, pois só percebemos este valor quando estamos enfrentando dificuldades, e sentimos a presença dele em nossas vidas nos ajudando de uma maneira toda especial e bastante milagrosa. Por tanto, nunca perca a sua fé, tenha sempre boa confiança em Deus e segue com muito amor os mandamentos de ensinos dele, para que você seja sempre bem aventurado. Saiba que Deus te ama e nunca te deixará sozinho, principalmente nos momentos difíceis, pois se você confia nele, ele sempre será fiel a você.

 

Canal 23