Notícias

Canal 23

CRÊS TU ISTO ? O Poder da Ressurreição

Espiritual, Física e Financeira

Publicado em: 16/04/2023

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida;quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê emmim, nunca morrerá. Crês tu isto?”.        (João 11:25-26) (ACR, ed. 1969)

“Crês Tu Isto?”. Uma pergunta que Ele nos faz para os dias de hoje, se nós cremos na ressurreição física.

Alguns mestres ensinavam que não havia ressurreição dos mortos. Para refutar essa falsa doutrina, Paulo primeiro estabeleceu uma base comum com seus leitores, afirmando a ressurreição de Cristo. A evidência da ressurreição de Cristo é esmagadora. Não há confirmação mais forte de um evento histórico do que o testemunho ocular. No Caso de Jesus, mais de quinhentas pessoas viram Jesus vivo depois que ressurgiu. Sua ressurreição não pode ser razoavelmente negada, e assim prova que há ressurreição dos mortos.

Consequências da ressurreição de Cristo (15:12-28) Cristo ou foi ressuscitado ou não. Se não foi, então a pregação apostólica foi em vão, porque acusavam Deus de algo que ele não tinha feito, e a fé é vã porque se apoia  ressurreição de Cristo. Se Cristo foi ressuscitado, então todos os crentes serão ressuscitados com Ele. Cristo foi o primeiro fruto, um sinal e uma garantia de farta colheita. Observe o raciocínio de Paulo: a meta máxima de Deus para o universo é que Cristo retorne o governo a Deus depois de derrotar todos os inimigos. O último inimigo a ser derrotado é a morte, a qual Cristo venceria pela ressurreição.

Sem esta, Cristo não venceria o último inimigo. Ele não retornaria o reino a Deus, que não seria o Supremo Rei. A negação da ressurreição frustra todo o plano de Deus para o universo Se não há ressurreição (15:29-34)

Se não há ressurreição, o batismo não tem sentido. Se for assim, aqueles que estavam sendo batizados acreditando na ressurreição estavam apenas sendo batizados para os mortos, para a sepultura. O sofrimento de Paulo e as escapadas por um triz da morte foram absurdas se esta vida é tudo o que existe. De fato, se não há ressurreição, deveríamos viver intensamente aqui, porque amanhã morreremos.

 

Como são ressuscitados os mortos?

(15:35-58). Os oponentes de Paulo objetaram contra a ressurreição porque não podiam imaginar como poderia acontecer. Paulo explicou a ressurreição por analogia. Enterrar um corpo é como plantar uma semente, porque a planta brota da semente, mas não se parece com ela. O corpo ressurgido sai do corpo enterrado, mas não se parece com ele. Deus tem muita experiência em preparar corpos adequados, por isso será capaz de providenciar facilmente um corpo adaptado à nossa existência eterna. Quando Cristo retornar, os mortos serão ressuscitados com corpos glorificados, os vivos serão mudados instantaneamente e todos serão levados ao grande  julgamento do trono de Deus. A promessa de ressurreição deve motivar todos a perseverar e abundar no Senhor.

No segundo capítulo falaremos da ressurreição espiritual. Todo cristão precisa morrer e nascer de novo, pois sem o novo nascimento da Água e do Espírito ninguém verá a Deus.

Uma abordagem sobre a ressurreição Espiritual de Israel que passou mais de quatrocentos anos cativo na Babilônia.

 

Jesus diz:

"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (Lc. 1:25-26)

 Comentário do

“Life Application Bible Commentary”

 nos diz como devemos seguir a Jesus: As pessoas que podem ter um relacionamento com Cristo são aquelas que fazem a vontade doPai. Elas ouvem, aprendem, creem e obedecem.

A obediência é a chave para fazer parte da família de Deus. O conhecimento não é o bastante — os líderes religiosos tinham conhecimento e, ainda assim, não compreenderam Jesus.

Seguir não é o bastante — a multidão seguia mas não entendeu quem era Jesus. Aqueles quecreem em Jesus passam a fazer parte da família de Deus.

No último capítulo do livro, mostraremos uma transferência de riquezas feita no passado para a vida de José, Abraão e Israel e para os últimos dias.

Todos os verdadeiros crentes que morreram sairão das sepulturas antes do reino milenar de Cristo. Esta é a primeira ressurreição. É a ressurreição do justo para a vida eMilênio será dos injustos. Esta é a ressurreição do injusto

para a condenação. A Bíblia fala de outro grande acontecimento que acontecerá depois dessas ressurreições. Esse acontecimento é conhecido como o juízo eterno.

Após o julgamento, o destino dos injustos é o lago de fogo que é chamado na Bíblia de “a segunda morte”. Os impios já experimentaram a morte física. Agora eles experimentarão a segunda morte ou a separação eterna de Deus.

Essa é a morte espiritual ou “segunda morte”. O destino dos justos é a eternidade na presença de Deus. Paulo falou do poder espiritual que é experimentado de duas maneiras através de Jesus: 

Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte. 

(Filipenses 3:10)

 

 

Canal 23