Notícias

Canal 23

Depois da Tempestade

A provação da Fé

Publicado em: 23/04/2023

Apalavra tempestade significa: perturbação atmosférica violenta, geralmente associada à chuva forte, ao granizo, ao vento, aos trovões, raios ou nevascas: tempestade de neve. É importante notar que quando as tempestades da vida vem, podem trazer consequências graves. Mas o interessante é que elas não escolhem a quem atingir, pois quem estiver em sua direção será afetado, independente de sua classe social, vida financeira ou moral. Neste estudo veremos  3 tipos de tempestades que todo cristão esta sujeito a passar

1) As tempestades da vida que nós mesmos atraímoatraímo

A tempestade que atraímos traz consequências graves a nós e aos que estão em nossa volta. Assim as vezes os danos são irreparáveis. Confira um exemplo bíblico sobre este assunto.

Vamos falar do profeta Jonas que recebeu uma ordem de Deus para pregar em uma cidade chamada Nínive, a cidade mais importante, poderosa e perversa da Assíria. Deus não estava se agradando por tudo que os ninivitas estavam fazendo e escolheu Jonas para clamar contra suas atitudes (Jn. 1.1-3)

 

No versículo 3mostra que Jonas toma uma direção contrária a vontade de Deus. Ele paga sua passagem para ir rumo a outra cidade chamada Társis.

 

“Mas  Iahweh lançou sobre o mar um vento violento, e houve no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de naufragar. Os marinheiros tiveram medo e começaram a gritar cada qual para o seu deus. Lançaram ao mar a carga para aliviar o navio. Jonas, porém, havia descido para o fundo do navio, tinha-se deitado e dormia profundamente.”

(Jonas 1.4,5 rcebeu que por causa da desobediência de Jonas a tempestade veio sobre ele, e que além dele atrair esta tempestade o navio e todos os que estavam nele foram atingidos?

Eles tiveram que jogar suas cargas no mar, ou seja, seus meios de sustento. Além disso clamavam cada um aos deuses em que acreditavam, pois pensavam que com isso a tempestade cessaria.

Enfim a tempestade só parou depois que Jonas confessou que por sua causa ela sobreveio em direção a todos eles ( Jn. 1:9-15). Nao atraia a tempestade por conta de sua desobediência a Deus, pois como no exemplo de Jonas ela atingirá você e quem estiver contigo, sejam eles quem forem.

 

 

2) Tempestades da vida que põe à prova a nossa fé.

” Deus, se esta ouvindo, ajude!”

Após Jesus ter despedido a multidão depois da multiplicação dos pães e peixes (Mt. 14:26-39), seus discípulos foram para o outro lado do mar. Então Jesus foi para o monte orarcomo tinha de costume. Contudo, depois de algumas horas orando, Jesus olha para o meio do mar e avista que os discípulos ainda estavam remando.

“E ao cair da tarde o barco estava no meio do mar, e Ele estava sozinho em terra. E Ele os viu que remavam com grande dificuldade, porque o vento lhes era contrário. E pela quarta vigília da noite, veio Jesus a eles caminhando sobre as águas, e queria passá-los de largo, mas eles, ao vê-lo caminhando sobre as águas, gritaram crentes que era um fantasma.”

(Marcos 6:46-49)

A tempestade que testa nossa fé é aquela que Jesus nos manda ir sozinhos e nos mostra uma direção. E mesmo que Jesus não esteja no barco, Ele está observando de longe o nosso esforço de continuar remando, mesmo com toda tempestade contrária.

Os discípulos poderiam simplesmente desistir e retornar de onde vieram, porém eles continuaram. Então de repente Jesus chega andando por cima das águas e após Ele entrar no barco a tempestade simplesmente cessa sob sua ordem (Mc. 6:51).

Existem situações em nossas vidas em que temos de seguir em frente, e mesmo diante das dificuldades e medos temos um Deus que está nos observando. Quando, pois, menos percebemos, Ele está entrando em nosso barco para acalmar toda a tempestade contrária que vem à nossa vida.

Com isso Jesus nos ensina a ter fé ao invés de medo ou da dúvida.

3) As tempestades da vida espiritual.

Diferente da última tempestade, Jesus entra com seus discípulos no barco em direção a terra dos gadarenos (Lc. 8:26). E navegando, eles foram rumo ao outro lado do mar, e no meio do mar se levanta uma grande tempestade a ponto do barco encher de água (Mt. 8:24),.Os discípulos, pois, ficaram desesperados pelas fortes ondas. Eles pensaram que iam morrer, por isso chamaram o Senhor depressa.

Observe estes versículos:

Aproximando-se então seus discípulos o despertaram, e lhe disseram: Senhor nosso, salva-nos que perecemos!
Jesus lhes disse: Por que tivestes medo, homens de pouca fé? Então se pôs de pé, e havendo repreendido os ventos e omar, se produziu uma grande quietude.
Então aqueles homens maravilhados, disseram: Quem é este a quem os ventos e o mar lhe obedecem?

(Mateus 8:25-27)

Jesus desta vez simplesmente não dá a ordem para a tempestade acalmar, Ele “repreende” a mesma. O interessante é que eles tinham um destino, uma missão, um propósito na terra dos gadarenos, Pois lá existia um homem que estava possesso de demônios, o objetivo era libertá-lo (Lc. 8:26-39).

A tempestade espiritual é levantada pelos demônios, porque eles sabem que você está indo em direção a batalha e que Jesus está indo contigo para vencê-la. Nesta tempestade, Jesus também nos mostra que Ele tem toda a autoridade espiritual, o poder para repreendê-la e desfazer todas as obras do inimigo.

“… Toda autoridade me foi dada nos céu e sobre a terra…”

(Mateus 28:18)
JEJUM DA RESTAURAÇÃO 2023
@2023kalebyeditora

Canal 23