Notícias

Canal 23

Deus prova apenas aqueles que o ama

O segredo para alcançar a vitória

Publicado em: 23/07/2023

Deus prova apenas aqueles que o ama

Apostolo Wallace Castro

I- INTRODUÇÃO

SALMOS 57:1-8-1 Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades.

2 Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.

3 Ele do céu enviará seu auxílio, e me salvará, quando me ultrajar aquele que quer calçar-me aos pés. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.

4 Estou deitado no meio de leões; tenho que deitar-me no meio daqueles que respiram chamas, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada.

5 Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; seja a tua glória sobre toda a terra.

6 Armaram um laço para os meus passos, a minha alma ficou abatida; cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram.

7 Resoluto está o meu coração, ó Deus, resoluto está o meu coração; cantarei, sim, cantarei louvores.

O salmo 57 é uma das musicas que Davi escreve quando passava pela perseguição de Saul e estava escondido na caverna em En-Gedi.

O título de muitas bíblias nesta passagem deixa isso claro: “Hino de Davi, quando fugia de Saul na caverna.”

Era um dos momentos mais críticos da vida de Davi, quando o rei Saul com toda a sua força e exército queria matá-lo.

Todo poder, toda força bélica, todas as estratégias políticas estavam a favor de Saul, Davi sabia que não havia na terra, nenhuma pessoa que poderia livra-lo das mãos do rei.

Mas experiência de Davi neste Salmo é um grande alento para muitos de nós, que enfrentamos oposições, lutas, adversidades e percebemos que as ferramentas humanas são ineficazes para nos retirar, nos livrar desta situação.

Quantos hoje não estão vivendo uma vida dessa forma: o desemprego, as portas que não querem se abrir, uma enfermidade prolongada e sem esperanças através da ciência, alguém que a gente ama endurecido o seu coração para com Deus, uma dívida imensa, um casamento com problemas e por ai vai.

Era mais ou menos isso que Davi estava vivendo, sozinho, perseguido e com uma sentença de morte.

 

Como Davi reagiu a isso?

II- DAVI RECONHECEU A GRAVIDADE DE SUA SITUAÇÃO

Veja que Davi sabia exatamente a gravidade de seu problema, tanto que em sua oração ele fala sobre isso de maneira clara.

SALMOS 57:4 a- 4 Estou deitado no meio de leões;

Davi mostra que estava rodeado de inimigos cruéis, comparado a leões, animais violentos que com facilidade destroem a vida de suas presas, que só pensam em devorar tudo o que vem pela frente. E ele continua mostrando a gravidade de sua situação

SALMOS 57:4 b -…estou jogado entre filhos dos homens abrasados…”

Vivendo no meio de pessoas iradas, que ardiam em vontade de destruir, sem a mínima sensação de misericórdia

Pessoas que através de sua boca manifestavam o que servia apenas para ferir, humilhar, desanimar.

SALMOS 57:4 c- cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada.

Quantos de nós não enfrentam situações como esta no dia a dia, rodeado de inimigos que só pensam na nossa destruição, no meio de pessoas e situações que parecem não ter o mínimo de misericórdia com a nossa vida e que vivem a querer apenas nos ferir e magoar, até que sejamos destruídos.

Mas uma coisa Davi deixa claro, é preciso reconhecer a gravidade da situação, não com intuito de nos deixar amedrontados, mas com o intuito de saber que só há um meio de livramento que é Jesus.

Pois enquanto a gente não entender isso, nós ficamos depositando a nossa confiança em tantas outras coisas, junto com Jesus, e ai Jesus não pode operar.

 

1 PEDRO: 5. 7. lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Enquanto você não lança, fica sob seu domínio e ELE não pode agir.

 

III- DAVI SABIA QUE DEUS ERA CAPAZ DE RESOLVER QUALQUER SITUAÇÃO, ENTÃO AO INVES DE SE ENTREGAR RESISTIU FIRME NA FÉ

Nós precisamos crer que o que a Palavra de Deus diz é verdade, precisamos entender que ELE nos deu autoridade para vencer o inimigo, as adversidades, mas isto não se consegue lutando com o inimigo na área que ele mais deseja que é a da visão e do sentimento, temos que combater esta situação na área em que somos vitoriosos que é a da fé.

I TIMOTEO 6: 12 Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

Nós precisamos é resistir firmes na fé, se ficarmos baseados em pensamentos e raciocínios humanos somos derrotados.

I PEDRO 5:8-9- 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; 9 ao qual resisti firmes na fé,

 Foi exatamente isso que Davi fez, a luta pelo olhar humano era cruel e sem saída, inimigos ferozes como leão, homens abrasados, violentos coléricos se levantaram contra ele, atacado por palavras duras, mentirosas e desanimadoras.

Um homem natural desanimaria, mas um homem de fé, luta na arena da fé, combate com fé a situação, como Davi fez.

Davi sabia que não importa qual é a situação o SENHOR age sobre todas elas.

 

SALMOS 57:2- 2 Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.

Ele faz por você, pela aliança que ele tem contigo, é individual, ELE executa abertura de portas quando estas teimam a se fechar, ELE executa libertaçao de várias coisas que querem nos deter, ELE executa as curas contra as doenças que querem nos paralisar. Ele executa tudo o que é necessário.

Davia sabia disso e pode dizer: “Vou clamar ao Deus altissimo que tudo executa”

Há alguma coisa que voce não entregou a Deus para que ele execute em sua vida, hoje é o dia com fé de clamar e entregar a Deus, qualquer coisa em qualquer área E ELE fará.

Você precisa crer, sem duvidar que sua oração foi atendida que Deus está executando aquilo que você pediu, mesmo que as circunstâncias não tenham mudado, que os sintomas não tenham desaparecido, porque Deus nâo mente, você precisa crer, confiar, que Deus está operando.

ROMANOS 3:4- 4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado.

 

III- SE ESTAMOS CONSCIENTE QUE NOSSO COBATE É NO CAMPO DA FÉ, PRECISAMOS ENTENDER QUE QUANDO A GENTE CLAMA A DEUS, ELE MANDA AUXILIO, MAS NAO QUALQUER AUXILIO MAS AUXILIO DO CEU

Veja que Davi sabia disso, não seria qualquer auxílio, mas o auxilio do céu.

SALMOS 57: 3 Ele do céu enviará seu auxílio, e me salvará, quando me ultrajar aquele que quer calçar-me aos pés. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.

E o que é o auxilio dos céus?

E o mover do poder de Deus, das forças sobrenaturais a nosso favor

Nada do mundo espiritual, do mundo sobrenatural pode ser comparado com as coisas da terra, então o Auxílio que vem do céu é: Incomparável, sem atraso, sem vencimento, sem espera, sem equivocações, sem adiamentos, sem imitações, sem falsificações como acontece com os produtos da terra.

É o auxilio perfeito, para nós em cada situação e definitivo, há situações que o auxilio da terra, não consegue resolver nossos problemas.

SALMOS 60:11- 11 Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem. (Repete isso em SALMOS 108:12)

O auxilio do céu vem nas mais variadas formas:

Deus pode enviar fogo e consumir tudo que se levante contra nós

LUCAS 9:54- 54 Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como Elias também fez?]

Deus pode mandar flechas do céu e desbaratar nossos inimigos

Salmos 144:6- 6 Arremessa os teus raios, e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os!

Deus pode mandar pedras dos céus e ferir os nossos inimigos

Josué 10: 11 Pois, quando eles iam fugindo de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras até Azeca, e eles morreram; e foram mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada.

Deus pode mandar um anjo e realizar muitas coisas: anunciar, prover juízo, te livrar

GENESIS 19: 11-13- e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes, de maneira que cansaram de procurar a porta.

12 Então disseram os homens a Ló: Tens mais alguém aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens na cidade, tira-os para fora deste lugar;

13 porque nós vamos destruir este lugar, porquanto o seu clamor se tem avolumado diante do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo.

Deus envia uma ordem dos céus que se estabelece, apenas com sua Palavra

SALMOS 107:20- 20 Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da destruição.

Deus envia seu amor, sua misericórdia e sua fidelidade

SALMOS 57:3 b - Deus enviará a sua misericórdia e a sua fidelidade.

A misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos.

Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

 

EXEMPLO PARA ENTENDER MISERICORDIA:

Segundo a Bíblia, todos nós pecamos (Eclesiastes 7:20, Romanos 3:23, 1 João 1:8). Como resultado do pecado, todos nós merecemos a morte (Romanos 6:23) e julgamento eterno do lago de fogo (Apocalipse 20:12-15).

Com isso em mente, todo dia que vivemos é um ato de misericórdia de Deus. Se Deus nos desse tudo o que merecemos, todos estaríamos, agora, condenados por toda a eternidade.

 

IV-PARA RECEBER TUDO ISSO É PRECISO COMO DAVI ESTAR FIRME, NÃO DUVIDAR

Se nós queremos receber de Deus aquilo que sua Palavra diz que é nosso, temos que manter a nossa mente voltada para a resposta, para a Palavra de Deus, temos que retirar de nossa mente, tudo que não contribua com a fé que expressamos.

Não espere sentir alguma coisa, para crer que o Senhor ouviu a tua oração. Não espere ver algo com os sentidos físicos para saber que Deus está agindo, não espere ver circunstâncias mudadas para ter a certeza que Deus está agindo, faça como Davi, mantenha-se firme na fé

Veja o que Davi fala neste salmos a respeito disso

SALMOS 57:7- 7 – O meu coração está firme ó Deus, meu coração está preparado, cantarei e exaltarei com salmos.

SALMOS 57:7 - Resoluto está o meu coração, ó Deus, resoluto está o meu coração; cantarei, sim, cantarei louvores.

Louve a Deus muito antes de obter as respostas isto é fé, depois que você recebe é gratidão, são coisas diferentes, o que move as circunstâncias é a fé

 

O que aconteceu aqui?

Davi viu a situação em que se encontrava, os inimigos que estavam contra ELES, a ferocidade, o lugar em que habitava em uma cova, ou caverna (Caverna de Adulão um lugar precário.

Davi diante de tudo isso, fixou seus olhos em Deus, não se deixou dominar pela angustia, pela ansiedade, mas fixou seus olhos em DEUS, a ponto de dizer que mesmo no meio dos inimigos e morando numa caverna continuaria louvando a Deus

Seu coração tem que estar preparado para receber as lutas sem entrar em desespero, sem perder a fé e muito menos a alegria de louvar e adorar ao SENHOR.

Vamos fazer aqui hoje a oração de concordância, que mostra que quando dois ou três concordam com a Palavra de Deus a respeito daquilo que vamos pedir e isto nos será concedido.

MATEUS 18:19- 19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

 

CONCLUSÃO:

Então meu irmão, você está consciente do tamanho do problema que você está enfrentando E você tem consciência de que somente Deus pode alterar esta situação, amém.

Nosso campo de batalha é a fé e não sentimento ou circunstância, por isso vamos orar, e não nos guiar pelo que vemos ou sentimos, mas pelo que a Palavra de Deus diz, e louvar a Deus por isso.

Pois Deus vai mandar auxilio dos céus.

JEJUM DA RESTAURAÇÃO 2023

@kalebyeditora

 

Canal 23