Notícias

Canal 23

Elevo meus olhos para os Montes

Meu socorro vem do Senhor

Publicado em: 10/02/2023

PROJETO DE VIDA 2023

1 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

3 Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,

4 sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!

5 O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.

6 De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.

7 O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.

8 O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

Salmo 121:1) O socorro vem do Senhor

v. 1 Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.

Os montes pareciam um bom lugar para se esconder (Sl. 11:1), um símbolo da estabilidade e do livramento de Deus (Sl. 31:2), (Sl.125:2), (Na. 1:15) ou uma ameaça iminente (Jn. 2:6).

Qualquer destas opções poderia levar à pergunta sobre uma fonte de socorro.Ao observamos este versículos, percebemos uma aflição, porém há também uma convicção de que o senhor virá ao socorro.

É válido lembrar que o povo hebreu buscava ajuda divina nos montes, e hora essas orações eram feitas ao Deus verdadeiro e em outros momentos aos deuses. Mas mesmo diante disso, o salmista recorre ao senhor como seu auxílio e alívio, e é possível notar a fé e confiança em Deus, assim como o reconhecimento de que ele é o criador do céu e da terra.

 

Salmo 121:2 Criador do céu e da terra

v. 2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.

O Criador é a fonte fiel de socorro e bênção (Sl 124:8), (Sl 134:3), (Sl 146:6). Deus está aberto para receber a toda sua criação, entretanto, nós precisamos busca-lo.

Ele é capaz de proteger seus fiéis de todos os tipos de ameaça, e em todos os momentos da vida, com isso, o próprio salmista menciona: “O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”.

 

Salmo 121:3 Os teus pés não serão abalados

v. 3 Não permitirá que o teu pé seja abalado; aquele que te guarda não cochilará.

Não seremos abalados, e o nosso senhor não dorme, e não cochila, ele está vigilante e nos guardando dos perigos externos e muitas vezes até de nós mesmos.

Não há tempestade, perigo, ou maldade que passe despercebido aos olhos do Senhor, não há nada que ele não saiba e não há problema que ele não possa resolver.

Entretanto, é necessário que tenhamos bom senso de discernir que muitas vezes há algumas situações que nos afligem e que são permitidas por Deus para um propósito maior.

Porém, nunca estaremos abandonados ou esquecidos por ele, mas isso não exclui as provas que temos que passar, mesmo estando sob seus cuidados e proteção.

 

Salmo 121:4 O que não dorme

v. 4 Eis que aquele que guarda Israel não cochilará nem dormirá.

O Senhor não dorme, ele guarda o seu povo e não há nada que aconteça sem que os seus olhos vejam!

Mesmo quando Elias zombou dos profetas, dizendo que o Deus deles dormiam o salmista não duvidou em nenhum momento, ele seguiu conservando sua fé e clamando ao Senhor.

 

Salmo 121:5 O guardador

v. 5 O SENHOR é o teu guardador; o SENHOR é a tua sombra sobre a tua mão direita.

Somente o Senhor guardará a nossa vida a todo tempo! Ele guardará a nossa sombra e a nossa mão direita. Podemos observar o poder do Senhor, e como estamos protegidos ao escolher andar com ele, ao optar construir um relacionado mais intimo e ser próximos do nosso pai.

 

Salmo 121:6  Não haverá castigo

v. 6 O sol não te castigará de dia nem a lua de noite.

Aqui o Senhor te afirma que ao estar com ele, e andando nos caminhos de retidão e fé, não haverá castigos, sem importar a hora do dia! Você estará resguardado pelo seu Deus.

JEJUM DA RENOVAÇÃO 2023 

@Kalenyeditora2023

Canal 23