Notícias

Canal 23

Enfrentando o fracasso

O plano perfeito de Deus

Publicado em: 17/09/2023

Enfrentando o fracasso

Projeto de Vida 2023

“Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade” (Provérbios 24:16).

INTRODUÇÃO

Trata-se do fracasso. Deus tem planos perfeitos, porém Ele trabalha através de líderes imperfeitos para realizar Seus planos. Porque você é imperfeito, você deve entender as razões para o fracasso e saber o que fazer quando você falha. Líderes cujas vidas acabaram em fracasso e aqueles que converteram o fracasso em êxito.

 

O QUE CAUSA O FRACASSO?

Há três razões básicas para o fracasso:

1. FRACASSO NO RELACIONAMENTO:

Muitos líderes falham porque eles têm uma relação inadequada com Deus. Eles podem

não ter desenvolvido os fundamentos espirituais adequados que são listados em Hebreus 6:1-3. Quando eles tentam edificar uma obra para Deus sobre um fundamento espiritual pobre, ela cai.

Alguns líderes estão tão ocupados “fazendo a obra de Deus” que eles descuidam da oração, do estudo da Bíblia, jejum, e de buscar ao Senhor e Sua vontade. Outros perdem seu primeiro e intenso amor pelo Senhor Jesus. Em lugar de Deus e de Seu Reino ser a prioridade, cuidados e riquezas do mundo, ganhar dinheiro, ou agradar as pessoas começam a ter o primeiro lugar em sua.

O Rei Uzias é um exemplo de um líder que falhou devido a sua própria relação com Deus.

O Rei Uzias começou bem. Ele buscou ao Senhor (2 Crônicas 26.6-8). Ele fez bem nas

batalhas contra os inimigos de Israel (2 Crônicas 26.6-8). Porém, quando o Rei Uzias se

tornou bem conhecido e orgulhoso, ele começou a se “corromper”, foi infiel a Deus, e já

não buscava ao Senhor (2 Crônicas 26.16).

Para ser um líder, você deve ter íntima comunhão com Deus. Muitos líderes que têm

falhado descobrem que seu problema começou com um fracasso em sua própria relação

pessoal com Deus.

2. FRACASSO POR COMISSÃO:

O “fracasso por comissão” significa o fracasso causado por suas próprias ações pecadoras. Os pecados de “comissão” incluem cada ação, palavra, atitude ou motivo errado. Tais feitos ou pecados de “comissão” resultam em fracasso.

3. FRACASSO POR OMISSÃO:

“O fracasso por omissão” significa o fracasso causado pelo que você não faz. Quando você peca por “omissão”, você não faz o que você deve fazer. A Bíblia diz: 

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:17).

Os pecados de “omissão” são coisas que a Palavra de Deus diz que você deve fazer, porém você não faz. Jesus repreendeu aos líderes religiosos de Seu tempo por tais

“omissões”. Ele disse...

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas” (Mateus 23:23).

 

LÍDERES QUE TRIUNFARAM SOBRE SEUS FRACASSOS

A Bíblia contem muitos exemplos de grandes homens que, em algum ponto em suas vidas, eles falharam como líderes:

Abraão: Ele mentiu sobre Sara dizendo que ela não era sua esposa por temer que fosse morto e sua esposa tomada dele. Todavia, ele foi chamado de um homem de fé e “amigo

de Deus”.

Moisés: Na ira ele feriu a pedra e tirou água em lugar de apenas falar à pedra, como Deus havia dito. Todavia, a Bíblia diz que nunca houve um outro profeta maior do que Moisés. Davi: Ele cometeu adultério com a esposa de outro homem, então indiretamente mandou matá-lo para tentar encobrir seu pecado. Todavia, ele foi um grande rei e foi chamado de um “homem segundo o coração de Deus”.

 

Jonas: Ele foi à direção oposta quando Deus o chamou para pregar em Nínive. Depois ele pregou no maior reavivamento da história. A cidade inteira se arrependeu

Josué: Este homem foi um grande comandante militar da nação de Israel depois da morte de Moisés. Um dos desafios que Deus deu a Josué foi liderar Israel para exigir sua terra prometida. Porém, em um dado momento, Josué se achou tão desencorajado que ele anelou retornar ao outro lado do Jordão no deserto. Em outra ocasião, ele se enganou quanto aos Gibeonitas. Todavia, este homem seguiu em frente para conquistar a terra

prometida por Deus.

 

Elias: Uma rainha má, Jezabel, enviou um mensageiro ao profeta Elias que o informou

que ela estava planejando matá-lo. Elias...

“... porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais” (1 Reis 19:4).

Aqui estava o grande homem de Deus que havia curado o enfermo, levantado o morto, e controlado os elementos da natureza em o nome do Senhor. Agora ele estava escondido, temeroso, desalentado, e pedindo a morte. Todavia, Elias voltou a demonstrar o poder de Deus diante da nação inteira de Israel no Monte Carmelo. 

 

Pedro: Este homem negou a Jesus, porém depois se tornou um grande líder na igreja

primitiva. 

 

Paulo: O Apóstolo Paulo também enfrentou o fracasso. Ele escreveu uma vez que devido às experiências na Ásia, ele estava  “desesperado” e que a tribulação era além de suas forças (2 Coríntios 1:8). Ele expressou que havia tempos quando ele estava com problemas, perplexo, perseguido e abatido (2 Coríntios 4:8-11). Ele disse que ele tinha medos e problemas (2 Coríntios 7:5-6). Porém, o apóstolo Paulo levou o evangelho com êxito aos gentios, levantando grandes igrejas e líderes ao longo das nações do mundo.

 

LÍDERES CUJOS FRACASSOS EM DERROTA

A Bíblia também contém muitos exemplos de líderes cujas vidas acabaram em fracasso e

derrota:

Sansão: Ele foi um grande juiz e tinha uma força física dada por Deus. Ele começou a  ilbertar Israel do inimigo filisteu. Através do envolvimento com uma mulher pagã, Sansão foi aprisionado e morreu enquanto ainda era prisioneiro do inimigo.

 

Uzias: Ele se tornou um rei quando tinha 16 anos e, enquanto ele fez o que era correto aos olhos do Senhor, ele prosperou. Uzias pecou entrando no templo e realizando 

deveres que só os sacerdotes eram permitidos fazer. Deus o feriu com violência com a lepra e ele morreu.

 

Saul: Saul foi o primeiro rei de Israel, amado pelas pessoas, e um homem em quem o Espírito de Deus descansava. Devido à desobediência, Saul foi rejeitado por Deus e outro rei foi selecionado para completar sua tarefa. A vida de Saul acabou em fracasso,

desgraça e suicídio.

 

Eli: Ele era originalmente um grande sacerdote na casa do Senhor. Devido à desobediência, ele e os seus filhos morreram em desgraça.

 

Judas: Judas era um discípulo de Jesus durante Seu ministério terreno. Ele testemunhou  os grandes milagres de Jesus e ouviu Seus ensinos. Todavia, ele traiu a Jesus e acabou com sua própria vida pelo suicídio.

 

O QUE FAZ A DIFERENÇA?

Alguns destes líderes se recuperaram de seus fracassos e seguiram para serem grandes homens de Deus. Outros nunca mudaram. Suas vidas acabaram em derrota. O que fez a

diferença?

Para responder esta pergunta, permita-nos examinar em maiores detalhes as vidas de dois grandes líderes da nação de Israel, os reis Davi e Saul. Primeiro, leia a história do fracasso de Davi em 2 Samuel capítulos 11-12. Depois, leia a história do fracasso de Saul em 1 Samuel capítulo 15.

Em nosso raciocínio humano, o fracasso de Davi parece maior do que o de Saul. Saul simplesmente pegou alguns bois como despojo de guerra quando Deus o havia dito para não fazer isso. Davi cometeu adultério com a esposa de outro homem. Quando foi descoberto que ela estava grávida, ele indiretamente mandou matar o marido dela para tentar encobrir seu pecado. Saul foi rejeitado por Deus como rei, todavia Davi permaneceu no trono e foi chamado “um homem segundo o coração de Deus”.

Por que a vida de um homem terminou em fracasso enquanto o outro seguiu para alcançar futuros êxitos? A resposta é uma palavra: arrependimento. Quando o profeta Samuel confrontou Saul por seu pecado, Saul disse...

“Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz. Então, disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel; e volta comigo, para que adore o SENHOR, teu Deus” (1 Samuel 15:24, 30).

Saul foi descoberto em seu pecado e ele o admitiu. Ele se arrependeu, porém só porque foi descoberto. Sentir pelo pecado não é suficiente. Essa dor deve levar ao arrependimento:

“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2 Coríntios 7:10).

Saul admitiu que ele havia falhado, porém ele culpou o seu fracasso a outras pessoas. Ele 

queria que Samuel o honrasse perante os líderes do povo para que ele não fossedesonrado. Ele queria que Samuel rendesse culto a Deus com ele para mostrar às pessoas que ele ainda era um homem espiritual.

Saul nunca confessou seu pecado a Deus, se arrependeu e pediu o perdão. Ele se negou a aceitar a responsabilidade pessoal por suas ações. Ele ofereceu culto a Deus quando Deus quis o arrependimento. Saul se preocupava mais por sua reputação entre as pessoas do que com seu relacionamento com Deus. Ele não viu o Reino como o Reino de Deus, porém como uma maneira de construir seu próprio reino.

Devido a isso, Samuel disse a Saul:

“Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu” (1 Samuel 15:28).

O Reino foi tomado de Saul e dado a Davi. Quando o profeta Natã confrontou a Davi sobre seu pecado, Davi reconheceu  imediatamente:

“... Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás” (2 Samuel 12:13).

Ele não tentou culpar os outros. Ele não culpou Bate-seba. Ele admitiu seu fracasso e humildemente se arrependeu perante Deus. A grande oração de arrependimento de Davi está registrada no Salmo 51. Leia este Salmo inteiro em sua Bíblia. Davi reconheceu seu pecado e pediu perdão:

“Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre d iante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar... Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim, um espírito inabalável” (Salmos 51:3-4, 10).

Quando confrontado com o fracasso, Davi se arrependeu e mudou a direção. Saul não fez isso. Ele se desviou ainda para mais longe da vontade de Deus e sua vida acabou em fracasso, derrota e suicídio

Canal 23