Notícias

Canal 23

Eu sou o bom pastor

Nada falta os que temem

Publicado em: 09/02/2023

Eu sou o bom pastor

Projeto de Vida 2023

Salmos 23:1-6

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.

No Salmo 110 Davi ouviu o 'Senhor' (Pai) dizer ao 'seu Senhor' (Filho) para se assentar a sua mão direita (Sl. 110: 1), e neste salmo ele fala especificamente de algumas características do Filho, o seu Senhor (Cristo): "O Senhor é o meu Pastor!". Davi profetizou acerca do seu 'Senhor' (Cristo), aquele que se assentou a destra do 'Senhor' (Pai), como sendo o seu Pastor. Que profecia maravilhosa acerca do Messias, o bom Pastor! Embora profetizasse a respeito do Messias,

Davi estava cheio de indagações "Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada" (I Pedro 1: 10). Mas, na plenitude dos tempos, Jesus anunciou ser o bom Pastor há muito predito pelo salmista Davi quando disse: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (Jo. 10: 11). Em tudo os que recebem a Cristo como Pastor têm toda suficiência, ou seja, de 'nada têm falta'! II Co. 9: 8. "Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem" (Salmos 34: 9).

Há os que pensam que a promessa de que nada faltará para àqueles que têm a Cristo como Senhor lhes proporcionará farturas de bens materiais aqui neste mundo. Estão enfatuados em suas mentes carnais. Aquele que tem a Cristo como Pastor assume a condição de ovelha do seu aprisco "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem" (Jô. 10: 27). Entraram no aprisco do Senhor e encontraram descanso para a suas almas Mt 11: 29. É o Senhor Jesus que faz as suas 'ovelhas' descansarem. É Ele quem guia a 'ovelha' em segurança às águas tranqüilas. Para as ovelhas, os verdes pastos e as águas perenes são suficientes para a subsistência, e em nada tem falta.

Cristo é a água que jorra para a vida eterna. Ele também é o pão vivo que desceu dos céus. Quem crê em Cristo passa a viver especificamente da palavra que sai da boca de Deus! A confiança em Cristo como pastor proporciona aos seus seguidores descanso, segurança e refrigério. É o mesmo que estar assentado em Cristo nas regiões celestiais Ef. 1: 3. Jesus é o caminho de Justiça que conduz os homens a Deus "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14: 6). Somente trilham o novo e vivo caminho aqueles que são nascidos da água (palavra) e do Espírito (Deus).

O salmista Davi enumera algumas das características da salvação de Deus em Cristo: Descanso (deitar-me); segurança e refrigério (guia-me às águas e na vereda da justiça) (v. 2 e 3).Em Cristo o homem está seguro, pois tudo ele fará pelo amor do seu nome "Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder" (Salmos 106: 8). A salvação não é proveniente de méritos próprios ao homem, antes demonstra que o poder de Deus é que salva o homem.

A segurança daqueles que confiam em Cristo, o Bom Pastor, estende-se até mesmo nas regiões misteriosas (sombra) da morte. Com o seu Senhor, até nas regiões da morte não há temor, pois Ele desceu até as partes mais baixas da terra (sepultura) e de lá ressurgiu vitorioso!

Todos quantos tem o Senhor Jesus como Pastor desceram as regiões da morte ao ser crucificado com Cristo. Porém, ressurgiram vitoriosos em uma nova criatura.  A vara e cajado do Pastor constituem-se em consolo para os que nele confiam "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Is. 53: 5). 

É o Senhor quem derrota os inimigos daqueles que crêem no bom Pastor, enquanto isto, resta aos que crêem saborear a vitória (banquete). Quantos inimigos o Senhor derrotou na sua morte? O mundo, a carne, o pecado, satanás e as potestades! Grande é o banquete que Deus oferece aos seus, pois nele somos mais que vencedores. Os inimigos são despojos perante àqueles que têm o Senhor como Pastor.

A unção (eleição, escolha) do Senhor estará sobre os que recebem a Cristo por Pastor. Serão plenos d'Ele "Da sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça" Jo. 1: 16.  

As ovelhas do pasto do Senhor estarão protegidas todos os dias pela bondade e pelo amor de Deus.  As "ovelhas" habitarão para sempre com o Senhor, pois são templo e morada do Espírito para sempre (v. 6).

Canal 23