Notícias

Canal 23

Exaltado por Deus para liderança

Deus é juiz; a um abate, e outro exalta

Publicado em: 12/03/2023

LIDERANDO COMO SERVO

e Liderança envolve posições, por exemplo, posições como apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre. A liderança também envolve função. Sua função principal é equipar outros para a obra do ministério. A liderança também diz respeito às relações dos líderes com seus liderados.

A seleção e promoção de um líder vêm de Deus:

“Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do deserto que vem o auxílio. Deus é o juiz; a um abate, a outro exalta” (Sl. 75:6-7).

  No mundo natural, um pastor é alguém que cuida da ovelha. Um “aprisco” é um grupo ou rebanho de ovelhas. No mundo espiritual, as pessoas são comparadas com as ovelhas. Nós somos como ovelhas que se desviam espiritualmente (Isaías 53:6) ou quem tem se tornado uma parte do “aprisco” ou “rebanho” do Senhor.

   Jesus se referiu a Si mesmo como o “Bom Pastor” e explicou em detalhes o que envolve pastorear. Este exemplo é uma das maiores ilustrações da liderança espiritual (veja João 10). Para ser um líder eficaz, você deve conhecer não somente ao Bom Pastor e relacionar-se pessoalmente com Ele, porém você também deve aprender a liderar como um pastor.

Pedro confirma que nós devemos liderar como pastores:

“Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade” (1Pd. 5:2).

   A liderança no mundo é frequentemente dirigida por poder, dinheiro, educação e habilidades. Há muitos estilos de liderança no mundo. Por “estilo” nós queremos dizer a maneira na qual alguém lidera as pessoas. Por exemplo, há ditadores que controlam as pessoas. Há também líderes democráticos que são controlados pelo voto das pessoas.

  Quando Jesus entrou no mundo, Ele inverteu o conceito mundano de liderança bem-sucedida quando Ele se fez um servo. O princípio do Novo Testamento de liderar como um servo.

UM EXEMPLO CONTRASTANTE

Jesus fez um contraste ente a liderança espiritual e a liderança mundana. Ele disse:

“Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos” (Marcos 10:42-44).

      Liderar como um servo é o que separa a liderança cristã da liderança mundana. Ele é um estilo de liderança que é singularmente cristão.

 

O MAIOR EXEMPLO

   O maior exemplo de liderar como um servo foi o Senhor Jesus Cristo. Um servo é alguém que serve aos outros em humildade, dedicação e amor. Jesus tanto ensinou quanto modelou a liderança de servo. Jesus rejeitou todas as ideais de poder contidas no mundo e propôs algo novo. “Servo” é uma palavra estranha para um líder, porém Jesus deixou claro que Ele havia vindo a servir:

“Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve” (Lucas 22.26).

Marcos disse que Jesus veio não para ser servido, porém para servir:

“Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10.45).

Paulo disse que Jesus...

“Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (Filipenses 2.7).

 

SEGUINDO O MODELO

Os líderes na Igreja Primitiva seguiram o modelo estabelecido por Jesus. Eles se chamaram de servos:

Paulo, servo de Jesus Cristo... (Romanos 1.1).

Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo... (Tiago 1.1).

Simão Pedro, servo e apóstolo... (2 Pedro 1.1).

Judas, servo de Jesus Cristo... (Judas 1.1).

... Concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra... (Atos 4.29).

Nós devemos continuar neste modelo. Nós devemos ser servos daqueles a quem nós lideramos.

 

O PODER DO SERVO

   Você pode perguntar, “como eu posso ser um líder se eu sou um servo das pessoas que eu estou liderando? Por que toda essa ênfase em servir?” A resposta a estas perguntas é que há poder em servir. Liderar como um servo não significa ser um líder débil. Significa que a liderança não deve ser enérgica demais, agressiva com as pessoas, porém deve ser forte contra os inimigos espirituais.

    O poder do serviço é o que humilha uma pessoa ao ponto dela poder ser usada por Deus. Isto se ilustra na vida de Jesus Cristo. Leia Filipenses 2.5-11 em sua Bíblia. Estes versículos explicam como através de humilhar-se como um servo e morrer na cruz (versículos 5 a 8), Jesus foi exaltado em grande poder (versículos 9 a 11). A cruz era o último lugar na terra onde alguém buscaria a um líder, porém ela se tornou o “Poder de Deus” para os que são salvos (1 Coríntios 1.18). No Reino de Deus, a ordem de muitas coisas é investida. Nós somos fortes quando nós somos fracos, recebemos quando nós damos, e vivemos quando morremos. Como um líder, você se tornar poderoso através de servir.

 

QUATRO CONTRASTES

Em Mateus 20.25-28 e Marcos 10.42-44. Estas passagens mostram quatro qualidades de líderes mundanos que contrastam com as características dos líderes cristãos:

1. Os líderes seculares têm o domínio sobre seus seguidores: “domínio” neste texto significa “força opressiva, controlada”. Os líderes-servos não oprimem ou controlam a seus seguidores.

2. Os líderes seculares exercem a autoridade sobre os seguidores: a palavra “autoridade” neste texto significa “superioridade”. Os líderes mundanos se consideram superior a seus seguidores. Os líderes cristãos são chamados para o serviço, não à superioridade.

3. Os líderes seculares são chefes sobre seus seguidores: a palavra “chefe” neste texto quer dizer estar em primeiro lugar. No Reino de Deus, o primeiro (os líderes) está no último lugar.

4. Os líderes celulares são os senhores sobre aqueles que eles lideram: o vocábulo “senhor” quer dizer alguém a quem o serviço é devido. O líder cristão serve a seus seguidores.

 

QUEM NÓS SERVIMOS?

Como líderes-servos, nós servimos o corpo de Cristo. Paulo disse aos Coríntios:

“Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus” (2 Coríntios 4.5).

    Nós também servimos à humanidade perdida e agonizante. Leia a parábola do bom samaritano em Lucas 10.25-37. A liderança de servo assume dignidade e poder porque quando nós servimos aos outros, nós realmente estamos servindo ao Senhor:

“O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25.40).

 

  Leia a parábola dos servos em Mateus 25.14-30. Porque nós estamos servindo ao Senhor, nós somos responsáveis a Ele:

“Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou” (João 13.16).

 

COMO TORNAR-SE UM LÍDER-SERVO

Leia Filipenses 2.5-8. Esta passagem explica como se tornar num líder-servo seguindo o exemplo de Cristo. Liderar como um servo significa que você deve:

 

DESENVOLVA A ATITUDE APROPRIADA:

Liderar como um servo começa com sua atitude. Você deve desenvolver a atitude de Jesus:

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (Filipenses 2.5-7).

    Deus usa aos homens e mulheres cuja atitude do coração é correta. Davi foi ungido como rei porque o Senhor via o seu coração (1 Samuel 16.7). Os motivos são determinados no coração. Nossos motivos naturais são egoístas. Se você deseja ser um líder-servo, suas atitudes e motivos devem mudar.

HUMILHAR-SE:

“antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (Filipenses 2.7).

    Não esteja envolvido com suas ambições, planos, posição ou reputação. Entregue todas as coisas a Deus e humilhe-se perante Ele. Humilhar-se é algo que você faz, não algo que Deus faz.

 

IDENTIFIQUE-SE COM A HUMANIDADE:

Jesus podia servir porque Ele se identificou com a humanidade. Ele se identificou e satisfez as suas necessidades:

“Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2.7-8).

 

    Jesus foi tentado como homem, sofreu como homem e tinha um corpo sujeito às debilidades e necessidades do homem mortal. Se você deseja servir àqueles que você lidera, você deve identificar-se com eles em suas debilidades, sofrimentos e necessidades.

 

SEJA OBEDIENTE:

Para servir, Jesus se tornou obediente: “... tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp. 2.8).

   Todos nós que estamos em autoridade como líderes também estamos sob a autoridade de outro líder. Como um líder cristão, você está sob a autoridade de Deus. Você também pode estar sob um líder de uma denominação ou igreja. Para servir adequadamente como um líder, você deve ser obediente a seus próprios líderes.

MORRA AO PECADO E A SI MESMO:

Jesus foi obediente até o ponto de morrer:

“... tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2.8).

  Paulo disse “cada dia morro” (1 Coríntios 15.31). A morte da qual Ele falou era uma morte contínua ao pecar e a si mesmo. Isto é o que se requer daqueles que lideram servindo. Você deve crucificar o pecado e o “eu” em sua vida. A cruz será uma experiência dolorosa, porém como Jesus, você aprenderá os princípios de liderança de servo através do sofrimento.

Canal 23