Notícias

Canal 23

A Excelência do Poder de Deus

Reivindicar as promessas de Deus

Publicado em: 30/07/2023

A Excelência do Poder de  Deus

Projeto de Vida 2023

TOMANDO POSSE DAS PROMESSAS

Aos crentes é prometido o poder espiritual. Porém, há duas partes em cada promessa de Deus:

A promessa: o conteúdo, as palavras exatas e o significado da promessa. A possessão da promessa: você não pode usar o que você não possui. Você deve reivindicar as promessas de Deus para que elas se tornem em realidade em sua vida.

Como você reivindica as promessas de Deus? Aqui estão os passos:

 

1. VOCÊ DEVE ESCOLHER FAZÊ-LO:

Você tem o poder a promessa de Deus, a rejeitar ou a ignorar. Muitas pessoas têm rejeitado a promessa de poder espiritual. Elas crêem que era somente para a Igreja Primitiva. Outros o tem ignorado. Elas leram as promessas na Bíblia, porém não agem acordo com elas. Estas pessoas não têm a demonstração do poder de Deus em suas vidas porque elas têm exercitado seu poder deescolha e não tem reivindicado a promessa.

Sempre que há uma promessa na Palavra de Deus que não se cumpre em sua vida, isso não significa que ela não é verdadeira ou que não é para você. Não interprete a Bíblia baseando-se em sua própria experiência. Simplesmente porque você não tem experimentado uma promessa de Deus não significa que ela não é uma promessa verdadeira e válida. A promessa de poder de Deus é um dom de Deus. Porém, você deve escolher aceitar esse dom ou não.

 

2. VOCÊ DEVE ENTENDER OS PRINCÍPIOS:

Para possuir qualquer promessa bíblica, você deve entender os princípios nos quais ela se baseia. As promessas de Deus sempre são baseadas em certos princípios que sempre envolvem uma resposta do homem.

Por exemplo, muitas promessas de Deus são baseadas no princípio Ase, então@. Deus diz ASe você faz uma certa coisa, então você receberá a promessa@. (Veja Deuteronômio 28 como um exemplo deste princípio). Para experimentar a promessa de poder espiritual, você deve entender os princípios bíblicos de poder. No mundo natural, é semelhante a ler as instruções que vêm com um produto para aprender a operá-lo apropriadamente ou como usar uma receita para aprender a preparar uma certa comida.

 

3. VOCÊ DEVE APLICAR OS PRINCÍPIOS:

Alguém pode dar-lhe um presente encantador no mundo natural. Você poder escolher aceitá-lo. Vem com as instruções. Você pode ler as instruções e pode entendê-os completamente. Porém, a menos que você use as instruções para operar o dom, o produto ainda é inútil para você.  Você deve aplicar estes princípios à sua própria vida e ministério.

 

ALÉM DA BÊNÇÃO AO PODER

Muitos crentes não experimentam o poder porque eles nunca conseguem ir mais além do ponto de benção espiritual. O Espírito Santo começa a mover neles e eles sentem grande alegria. Eles podem expressá-lo cantando, gritando, dançando ou chorando. Eles são abençoados por Deus e respondem emocionalmente.  Não há nada de errado com isto. A Bíblia está cheia de tais experiências espirituais. Porém, Deus quer mover Seu povo mais além do ponto da benção para a esfera de poder espiritual, além da emoção para a demonstração.

Há uma história no Antigo Testamento que ilustra esta verdade. Também ilustra o vínculo entre uma promessa e a possessão dessa promessa. A nação de Israel viajou durante muitos meses, desde o Egito através do deserto até a terra que Deus lhes prometeu. Quando eles chegaram perto desta terra prometida, Moisés enviou espias para explorar a terra. Dez dos espias voltaram com um relatório negativo. Eles disseram que havia gigantes na terra e não havia nenhuma maneira de Israel entrar para possuir a terra. Somente dois espias insistiram com as pessoas que poderiam entrar e possuir a terra e, de fato, a possuíram como Deus havia prometido.

Israel escolheu escutar o relatório negativo. Devido a isto, ainda que foi somente uma jornada de onze dias de onde estavam acampados até a Terra Prometida, Israel levou quarenta anos para fazer a jornada (Dt.1:2). Deus levou Israel até o ponto da bênção. Eles estavam na beirada da Terra Prometida. O poder de Deus estava disponível para conquistar o inimigo. Porém, Israel se negou a avançar no poder de Deus. Não havia nada errado com a promessa. O problema foi a rejeição de Israel em possuí-a. 

Você não deve deter-se quando você consegue chegar a um ponto de bênção em sua vida. Você deve irromper para a esfera do poder espiritual. Se você não faz isso, você continuará vagando em um deserto espiritual de existência seca, impotente. Você deve mover para além do ponto de bênção à esfera de poder. Você deve tornar-se um demonstrador em lugar de um expectador; um fazedor ao invés de somente um ouvinte. Quando você faz isso, você experimenta o verdadeiro fluir do poder de Deus. Você experimentará uma força de vida e unção que você nunca antes conheceu. Você experimentará a vida depois da religião.

 

PESSOAS COMUNS

Você pode pensar que não pode experimentar este poder porque lhe falta a devida educação. Talvez você não possua credenciais ministeriais com nenhuma denominação. Você pode viver em um povo longínquo de uma universidade cristã e você é incapaz de obter uma educação escolar bíblica. Nenhuma destas coisas é necessária para você receber o poder espiritual. A Palavra de Deus está cheia de exemplos de homens e mulheres comuns que foram usados por Deus de maneiras poderosas:

Abraão... Mentiu sobre Sara, que era sua esposa, devido ao medo, mesmo assim ele foi usado por Deus para fundar a grande nação de Israel.

Moisés... Não era um bom porta-voz e matou a um egípcio com ira, e mesmo assim Deus o usou para levar uma nação inteira de dois milhões de pessoas a terra prometida.

Pedro... Submergiu enquanto caminhando sobre as águas, sempre dizia a coisa errada no momento errado, e ao no fim negou que ele conhecia a Jesus... Todavia, este pescador comum se levantou e deu um testemunho poderoso no dia de Pentecostes que produziu a salvação de 3.000 almas.

Gideão... Um homem jovem escondido em temor para trilhar o grão da colheita foi chamado para  libertar uma nação inteira dos opressores.

O Rei Davi... Praticou adultério, tomou a esposa de outro homem e assassinou este mesmo homem, todavia ele foi o maior rei de Israel e foi chamado de um homem segundo o próprio coração de Deus.

Pedro e João... Os dois eram pescadores pobres e não tinha nenhum dinheiro ou educação, porém o poder de cura de Deus fluiu através deles para revolver cidades inteiras.

O apóstolo Paulo... Ele disse que suas cartas eram poderosas, porém sua presença corporal débil e seu discurso pobre (2 Coríntios 10.10).

Jacó... Era um enganador, mentiroso e maquinador. Porém, quando Deus o tocou, ele se tornou um >príncipe= com poder com Deus e com os homens. Se o poder espiritual com Deus e com os homens pode ser confiado a homens como esses, a você também pode, apesar de seus fracassos humanos! Deus chama a homens e mulheres ordinários e os torna extraordinários. Ele não vê como você vê a si mesmo. Ele não o vê como outros o vêem.

Deus lhe vê como você pode tornar-se quando Ele dotá-lo com poder espiritual. Deus usa pessoas ordinárias, o que a Bíblia chama de >vasos de barro=. A razão porque Ele faz isso é...

A... para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós (2 Coríntios 4:

7)

 

Canal 23