Notícias

Canal 23

Liderando com uma visão de Deus

Crê em Deus para as grandes coisas

Publicado em: 19/03/2023

 VISÃO DE DEUS:

Um homem que lidera deve ter a visão. A visão envolve conhecer seu propósito no plano de Deus, poder ouvir a voz de Deus, e conhecer Seu querer e propósitos.

   Paulo foi um bom exemplo de um líder com visão. Paulo podia liderar outros porque ele tinha uma visão clara do que Deus o havia chamado a fazer. Nos anos posteriores de seu ministério, ele disse, “eu não fui desobediente à visão celestial”.

   A visão permite a um líder projetar o presente no futuro além e crer em Deus para as grandes coisas.

 

EXCELÊNCIA:

   Um líder deve mostrar preocupação com a excelência, não se conformando com “metades” ou “já está bom o suficiente” no trabalho do Senhor. Ele deve ser eficaz e competente, não preguiçoso no ministério. Ele deve ser pontual, completo, fiel e fidedigno.

 

RESOLUÇÃO:

  “Resolução” significa a habilidade de tomar decisões firmes, não se oscilando de um lado a outro na indecisão. Quando todos os fatos estão apurados, a habilidade de tomar uma decisão veloz e clara é a marca de um líder bom.

 

HUMOR:

   Um bom senso de humor, que é a habilidade de ver o lado cômico das coisas, ajudará nas situações difíceis.

 

VALOR:

   Um líder não deve ser temeroso. Ele deve ser valoroso e capaz de estar de pé diante da oposição de Satanás ou dos homens (Neemias 6:11).

 

UMA ATITUDE POSITIVA:

   O desalento e uma atitude negativa resulta em derrota. As circunstâncias difíceis são as provas da liderança. Elas o desencorajam? Elas o destroem, derrotam ou detêm? Os líderes devem desenvolver uma atitude positiva, um espírito de estímulo em lugar de desânimo. Sua atitude não somente afetará a sua atuação como um líder, porém comunicará a seus seguidores. Um líder negativo e desencorajado tem seguidores negativos e desencorajados.

 

CAPACITADO:

   A tarefa principal da liderança é equipar as pessoas para a obra do ministério (Efésios 4:12). Um capacitador pode organizar motivar e mobilizar as pessoas. Ele mostra zelo e entusiasmo pela obra de Deus. Ele comunica estas atitudes aos seguidores, motivando-os e encorajando-os para a obra do ministério.

    Como parte de equipar, ele sabe delegar tarefas a outros em lugar de fazer tudo por si mesmo. Um bom líder edifica outros líderes. Um capacitador é forte o bastante para permitir que outros tenham um ministério, responsabilidade, autoridade e louvor sem ameaçá-lo.

 

AUTORIDADE:

    Um líder deve ser um homem de autoridade sob a autoridade de Deus. Ele deve ser capaz de liderar com o poder e a autoridade delegada a ele por Deus.

 

DEDICADO:

Um líder deve comprometer-se e deve dedicar-se a Deus, Seu Reino, àqueles que ele lidera, e a obra do ministério.

 

INICIADOR:

  Alguns líderes são imitadores. Eles copiam o que outros fazem. Alguns líderes são mantenedores. Eles simplesmente mantêm o que já foi iniciado. Eles estão limitados à tradição.

Alguns líderes são conformistas. Eles se conformam à vontade das pessoas e à reivindicação de que “nós sempre fizemos dessa maneira”.

  Os bons líderes são iniciadores. Eles são flexíveis e abertos para mudar. Eles não são rígidos e limitados na tradição. Este tipo de líder é criativo e original, aberto para ser inspirado pelo Espírito Santo em novas maneiras de fazer as coisas e às ideias. Eles podem ajustar as prioridades, mudar métodos, e fazer “qualquer coisa”, “sempre que” for necessário para o avanço do Reino.

 

SABEDORIA E CONHECIMENTO:

  O líder deve evidenciar pensamento são e sabedoria nas decisões e ações. Ele deve ter a habilidade mental adequada de saber liderar. Estas habilidades podem ser alcançadas através do treinamento, experiência, e direção do Espírito Santo.

 

EDUCAÇÃO:

  A educação é importante, porém recorde que Jesus escolheu homens ignorantes e iletrados. Eles se tornaram em grandes líderes devidos ao poder de Deus.

 

EXPERIÊNCIA:

  Porque Josué era um homem com experiência de guerra, ele foi selecionado para liderar Israel à terra prometida. É por isso que o “ministério do corpo”, exercido por cada crente, é importante. Proporciona a experiência que levanta novos líderes.

 

PRONTO A PAGAR O CUSTO:

   Jesus disse que havia um custo para o verdadeiro discipulado. Ele avisou aos discípulos potenciais para calcular o custo. Os líderes devem estar prontos a levar a cruz, negarem a si mesmos, e trabalhar arduamente em circunstâncias difíceis e solitárias.

 

UM ESPÍRITO DE SERVO:

   Jesus indicou que as qualificações dos líderes no Reino de Deus são diferentes daquelas dos líderes mundanos. Os líderes cristãos devem desenvolver um espírito de servo humilde e compassivo e liderar como um pastor. 

 

DESENVOLVENDO AS QUALIDADES

   Você pode desenvolver as qualidades necessárias para a liderança. Você pode pensar, “eu nunca poderei desenvolver todas estas qualidades!”

... E você tem razão. Não há tanta coisa como um líder que “faz a si mesmo”. Em outros termos, você não pode desenvolver estas qualidades por si mesmo. As qualificações de um líder só podem ser desenvolvidas por permitir que o poder do Espírito Santo opere em sua vida.

   O processo é contínuo, pois a Bíblia indica que nós “somos” Sua plenitude. “Somos” está no tempo presente e significa que nós estamos constantemente sob desenvolvimento através do poder criativo de Deus:

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

 

Canal 23