Notícias

Canal 23

O fruto do justo é árvore de vida

Por seus frutos os conhecereis

Publicado em: 31/03/2023

O fruto do justo é árvore de vida

Jejum da Aliança Apostólica

QUALIFICAÇÕES PARA LIDERAR

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

   Quando Deus chama a um crente para liderar, Ele quer equipá-lo para servir adequadamente. Por que as tarefas específicas e os chamados são diferentes, há qualidades exclusivas que são necessárias para as várias posições de liderança no corpo de Cristo. Deus equipa a cada líder de maneiras diferentes.

    Enquanto Deus dá qualidades específicas necessárias aos líderes para seus chamados, há também qualificações gerais que se exigem de todos os líderes espirituais. Estas qualificações são o assunto desta lição que discute os requisitos básicos, o fruto espiritual e as qualificações específicas e gerais para a liderança.

AS QUALIFICAÇÕES BÍBLICAS

   As qualificações não são habilidades naturais. Elas são qualidades de caráter e conduta. As qualificações bíblicas para a liderança são as qualidades de caráter e conduta descritas para os líderes na Palavra de Deus. Elas são evidências de um estilo de vida piedoso.

   As pessoas frequentemente consideram as habilidades de um líder como mais importante e ignoram suas qualificações para a liderança. Por exemplo, as pessoas podem julgar um pastor baseando-se em sua boa pregação. Porém, embora ele possa impressionar as pessoas com suas habilidades de falar, podem estar faltando a ele seriamente as qualificações bíblicas de um estilo de vida piedoso que se requer para os líderes.

   A liderança espiritual deve desenvolver-se e deve ser avaliada baseando-se nas normas bíblicas. A prova de qualquer ministério não está nos dons espirituais, poder ou na habilidade natural. Os ministérios serão avaliados com base nas evidências de um estilo de vida piedoso, também chamado de “fruto espiritual”.

“Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7:20).

O fruto, ou qualidades espirituais de uma pessoa revela como ela é por dentro:

“Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6:43-45).

Um homem pode ter a atração pessoal (carisma) que pode ser confundido por um poder espiritual. Ele pode fazer milagres, inclusive em o nome do Senhor. Porém, Jesus disse:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:21-23).

 

Judas advertiu contra aqueles que haviam “entrado dissimuladamente” na igreja e ensinado algumas doutrinas falsas. Ele disse que uma maneira de reconhecê-los é pela falta de fruto em suas vidas:

“Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas” (Judas 12).

 

Uma coisa importante em qualquer ministério é o fruto porque... “Por seus frutos os conhecereis”.

OS ELEMENTOS ESSENCIAIS

Há quatro requisitos básicos para todos os líderes. Um líder cristão deve ser:

1. Nascido de Novo: Ele deve ser um verdadeiro crente em Jesus Cristo segundo as instruções cedidas em João 3.

2. Batizado No Espírito Santo: Ele deve ter a evidência de um testemunho poderoso como descrito em Atos 1.8.

3. Chamado e Ungido Para Ser Um Líder: As pessoas devem ser chamadas e ungidas por Deus para preencher as posições de liderança na Igreja.

4. Espiritualmente Maduro: Um líder não deve ser um crente carnal (1 Coríntios 3:1) ou um recém convertido (1 Timóteo 3:6). Ele deve ter experimentado os fundamentos da fé descritos em Hebreus 6:1-3 e deve ter seguido à maturidade espiritual como esta passagem orienta.

   A maturidade espiritual envolve uma boa relação pessoal com o Senhor, o que inclui oração e hábitos de estudo da Bíblia. Se você deseja liderar outros nos caminhos de Deus, você deve comunicar-se com Ele por si mesmo e deve ter conhecimento de Sua Palavra. Você pode assistir aos seminários de liderança, pode ir à universidade, e pode ler muitos livros sobre a liderança, porém a menos que você continue buscando ao Senhor, seu ministério falhará.

 

O FRUTO DO ESPÍRITO

   O fruto do Espírito Santo se refere à natureza do Espírito revelada na vida do crente. Elas são as qualidades espirituais que devem ser evidentes nas vidas de todo os cristãos, porém sobre tudo nos líderes espirituais.

   Os dons do Espírito Santo são para o poder. O fruto do Espírito Santo é para o caráter. O fruto espiritual é a evidência da maturidade espiritual. Assim como o fruto leva tempo para desenvolver-ser no mundo natural, o fruto espiritual toma tempo para se desenvolver. É o desenvolvimento do crescimento natural na vida do Espírito.

   A Bíblia fala de dois tipos de fruto espiritual: o fruto exterior de evangelização e o fruto interno das qualidades espirituais piedosas. Os líderes espirituais devem dar fruto sendo um testemunho poderoso da mensagem do Evangelho:

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” (João 15:16).

A última ordem de Jesus antes de voltar ao céu foi: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).

Ele desafiou a Seus discípulos com uma grande visão de colheita espiritual:

“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro” (João 4.35-36).

Salomão disse:

“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” (Provérbios 11:3).

O poder do Espírito Santo permite aos crentes que sejam espiritualmente frutíferos através da evangelização:

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8).

O método de reprodução espiritual se dá em 2 Timóteo 2.2:

“E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Timóteo 2.2).

    Devido à importância do fruto de evangelização, o Instituto Internacional Tempo de Colheita oferece um curso sobre este assunto, intitulado “Evangelismo Como Fermento”. Além do fruto espiritual da evangelização, os líderes devem desenvolver também o fruto da semelhança com Cristo:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5.22-23).

   Estas são as qualidades internas que o Espírito Santo quer desenvolver na vida de um líder. Elas são qualidades que eram evidentes na vida de Jesus Cristo. É por isso que nós as chamamos de “Qualidades de Cristo”.

Se encontra o fruto do Espírito Santo em cada ato de bondade, justiça e verdade que são feitos pelos crentes:

“(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade)” (Efésios 5.9).

O fruto do Espírito Santo também inclui as seguintes qualidades específicas:

 

AMOR:

O amor é uma emoção de profundo afeto, cuidado e preocupação. Envolve confortar, animar e estar atento.

O líder deve amar a Deus (Marcos 12.30). O amor será mostrado pelo líder a seus seguidores, a todos os crentes e aos que não são salvos (1 Pedro 1.22; Lucas 6.27, 32, 35; Mateus 5.43-44; 19.19; João 13.34-35; 15.9, 12; 17.26; 1 João 2.9-10).

   O trabalho do líder para o Senhor deve ser um de obra de amor (1 Ts 1.3). A fé opera pelo amor (Gl 5.6) e os dons espirituais operam através do amor (1 Co 13). O amor é a chave ao êxito de todo o ministério (1 Co. 13). O amor envolve o tato, que é uma habilidade para dar-se bem com os outros e relacionar-se com eles de uma maneira positiva. É uma habilidade para dizer e fazer o que é necessário e difícil sem ofender o outro.

 

ALEGRIA:

A alegria é uma qualidade de gozo, deleite e júbilo. Deus deseja que você tenha alegria (João 15.11; 17.13). Os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (Atos 13.52). A fonte de alegria não está nas coisas mundanas. Está em Deus (Salmos 16.11). Porque a verdadeira alegria é espiritual e não dependente das circunstâncias exteriores, o líder pode regozijar-se nas tentações e provas (Tiago 1.2; 2 Coríntios 7.4). Ele pode suportar as provas com alegria (Colossenses 1.11).

 

PAZ:

   Paz é uma condição de quietude, calma, tranqüilidade e harmonia. É a ausência de disputa, ansiedade e preocupação. Um líder com esta qualidade é uma pessoa confiável e capaz de concentrar-se em situações de emergência, porque ele pode manter a calma.

   A confusão é o contrário da paz. Deus não causa a confusão. Seu desejo é trazer paz (1 Coríntios 14.33). Toda a verdadeira paz passa por Jesus Cristo (Atos 10:36; Efésios 2:14; Romanos 5:1; João 14:27; 16:33).

   Os líderes devem procurar as coisas que produzem paz (Romanos 14:19) e vive em paz com outros (2 Coríntios 13:11; Hebreus 12:14). A unidade que é necessária em qualquer ministério eficaz deve se guardar através da paz (Efésios 4:3). A paz de Deus deve governar no coração do líder (Colossenses 3:15).

 

PACIÊNCIA:

   Paciência é a qualidade de perseverar. É a habilidade de levar adiante e alegremente uma situação insuportável e a suportar pacientemente. Paciência foi uma qualidade evidente no ministério do apóstolo Paulo (2 Timóteo 3:10). Nós devemos ter paciência com regozijo (Colossenses 1:11).

   O líder deve pregar a Palavra de Deus com perseverança (2 Timóteo 4:2) e relacionar-se com outros nessa qualidade (Efésios 4:2). Ele deve “vestir-se” da perseverança como uma qualidade espiritual (Colossenses 3:12).

 

BENIGNIDADE:

   A benignidade é a qualidade de ter uma maneira doce, não sendo severo, violento, ou forte. É uma bondade calada e respeitosa. A Bíblia adverte aos crentes para não lutar, porém a serem benignos a todos os homens (2 Timóteo 2:24). Nós não devemos ser contendedores. Os contendedores são pessoas que sempre estão lutando ou defendendo-se (Tito 3:2). Nós devemos ser facilmente solícitos. Isso significa que nós devemos ser facilmente acessíveis a outros devido a nossa natureza mansa (Tiago 3:17).

Um líder benigno é um grande líder. Davi escreveu:

“Também me deste o escudo da tua salvação, a tua direita me susteve, e a tua clemência me engrandeceu” (Salmos 18:35).

 

BONDADE:

A bondade reflete os feitos de santidade ou os feitos virtuosos. Deus enche o faminto com a bondade (Salmos 107:9). Como os crentes, a bondade e a misericórdia de Deus nos seguirão (Salmos 23:6).

 

FÉ:

   A fé é uma atitude de crença, expectativa e esperança para com Deus (Hebreus 12:1). É crer que tudo o que Deus disse é verdade e que nada é impossível. A fé, combinada com a obra do ministério, alcança grandes coisas para o Reino de Deus.

A fé é uma atitude de confiança em Deus que faz com que os seguidores se sintam seguros e edifica sua fé. É a crença de que “eu posso todas as coisas através de Cristo que me fortalece”.

 

MANSIDÃO:

   A mansidão é a força controlada. A disciplina de outros deve ser feita na mansidão (Gálatas 6.1) e ela ajuda ao líder a preservar a unidade na igreja (Efésios 4:1-3). Deve ser usada em relação com todos os homens (Tito 3:2; 2 Timóteo 2:24-25). Um homem sábio é um homem manso (Santiago 3:13). Todos os crentes são animados a buscar esta qualidade (Colossenses 3:12; 1 Timóteo 6:11; Zacarias 2:3).

 

TEMPERANÇA OU DOMÍNIO PRÓPRIO:

   A temperança é a moderação nas emoções, pensamentos e ações. É o domínio próprio. A temperança é o domínio próprio em todas as coisas (1 Coríntios 9.27 e 9.19-27). Nós devemos adicionar a temperança a nossas vidas (2 Pedro 1.6).

 

QUALIFICAÇÕES ESPECÍFICAS

   Além do fruto espiritual, a Bíblia identifica as qualificações específicas para os líderes. Estas se encontram em 1 Timóteo 3 e Tito 1. As seguintes qualificações são aquelas listadas para pastores, bispos, anciãos ou diáconos. Ainda que estas qualificações sejam identificadas para estes ofícios específicos, elas são desejáveis para todas as posições de liderança:

Canal 23