Notícias

Canal 23

O Reino Espiritual versos o Reino Natural

A que Reino você pertence?

Publicado em: 23/10/2022

" Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim”. Contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes “(Efésios 6:12).

Existe uma grande guerra que está sendo travada no mundo hoje. Não é um conflito entre nações, tribos ou líderes de governos. Não é uma rebelião ou um golpe de estado. É uma batalha invisível que tem lugar no mundo espiritual. Este capítulo introduz a guerra invisível na qual cada crente está comprometido. É uma guerra na qual ninguém usa uniforme, porém na qual cada um é um alvo. O registro histórico e profético desta guerra está contido na Palavra de Deus, a Bíblia.

 

OS REINOS: NATURAL E ESPIRITUAL

Para entender esta guerra invisível, você primeiro deve entender os mundos natural e espiritual. O homem existe em dois mundos: o mundo natural e o mundo espiritual.

O mundo natural é o que pode ser visto, sentido, tocado, escutado ou tateado. É tangível e visível. O país, a nação, cidade ou vila na qual você vive é parte do mundo natural. Você é um residente no mundo natural localizado em um dos continentes visíveis do mundo. Você pode ver o povo que faz parte de seu ambiente. Você pode experimentar as paisagens, sons e valores ao seu redor. Porém, existe outro mundo no qual você vive. Esse mundo é um mundo espiritual.

Você não pode vê-lo com seus olhos físicos, porém é tão real quanto o mundo natural no qual você vive. Paulo fala desta divisão entre o natural e o espiritual:

“Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem Dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres” (I Coríntios 15:40).

Todos os homens têm um corpo natural que vive no mundo natural. Porém, o homem também é um ser espiritual com alma e espírito eternos. O homem é corpo, alma e espírito. Teu ser espiritual (alma e espírito) é parte do mundo espiritual assim como teu corpo natural é parte do mundo natural.

 

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL

Posto que a guerra espiritual é justamente isso: espiritual, deve ser entendida com uma mente espiritual. Em nosso estado natural de pecado, nós não podemos entender as coisas espirituais:

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” ( ICoríntios 2:14).

É necessário usar o “discernimento espiritual” para entender as coisas espirituais.

Talvez um dos melhores exemplos de discernimento natural e espiritual está registrado em 2 Reis capítulo 6, que registra a história de uma batalha natural na qual as tropas da nação inimiga da Síria haviam rodeado um pequeno povo chamado Dotã onde o profeta Eliseu estava. Quando o servo de Eliseu, Geazi, viu o grande exército do inimigo, ele teve medo. Eliseu orou para que Deus abrisse os olhos espirituais de Geazi para que ele pudesse ver as hostes espirituais que o rodeavam e os protegiam. Nesta ocasião, Deus abriu os olhos espirituais de Geazi e lhe permitiu ver visivelmente as forças superiores de Deus listadas para a batalha.

A história desta batalha em Dotã é semelhante às condições espirituais na Igreja. Há alguns, como Eliseu, que vêem claramente dentro do reino espiritual. Eles sabem que há um conflito que está ocorrendo, têm identificado o inimigo e reconhecido as grandes forças de Deus que asseguram a vitória. Há outros como Geazi, que com um pouco de encorajamento, serão capazes de abrir seus olhos espirituais e não serão mais temerosos ou derrotados pelo inimigo. Porém, tristemente, há muitas pessoas que, como aqueles na cidade de Dota, estão dormindo espiritualmente. Eles não sabem inclusive que o inimigo os tem rodeado e está posicionado para ao ataque.

 

DOIS REINOS ESPIRITUAIS

Dentro dos reinos: natural e espiritual dos quais estamos falando existem reinos separados que são governados por líderes naturais e espirituais.

 

REINOS NATURAIS:

Todos os homens vivem em um reino natural deste mundo. Eles vivem em uma cidade ou em um povo no qual é parte de uma nação. Essa nação é um reino do mundo. Um reino natural é um território ou povo sobre o qual um rei ou líder político é o governante soberano. A Bíblia fala destes reinos naturais como os “reinos do mundo”. Os reinos do mundo têm vindo a estar sob o poder e a influência de Satanás:

“Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mateus 4:8-9).

1 João 5:19 tristemente nos relembra que “o mundo está sob o poder do maligno” (NVI).

 

REINOS ESPIRITUAIS:

Em adição aos reinos naturais deste mundo há dois reinos espirituais: o Reino de Satanás e o Reino de Deus. Cada pessoa viva é um residente de um destes dois reinos

O Reino de Satanás consiste de Satanás, seres espirituais chamados de demônios, e todos os homens que vivem em pecado e rebelião à Palavra de Deus. Estes, juntos com o mundo e a carne, são as forças espirituais do mal que operam no mundo de hoje.

O Reino de Deus consiste de Deus o Pai, Jesus Cristo, o Espírito Santo, seres espirituais chamados anjos, e todos os homens que vivem em justa obediência à Palavra de Deus. Estas são as forças espirituais do bem.

O Reino de Deus não é uma igreja denominacional. As denominações são organizações de criação humana para grupos de igrejas. Elas são estabelecidas com propósitos práticos de organização e administração. As denominações são organizações como os Batistas, Assembléias de Deus, Metodistas, Luteranos, etc. A Bíblia nos fala da verdadeira Igreja a qual não é uma denominação ou organização religiosa. A verdadeira Igreja é composta de todos aqueles que se converteram em residentes do Reino de Deus.

No tempo presente no mundo natural, o Reino de Deus existe individualmente dentro de cada homem, mulher, criança ou jovem que fez a Jesus Cristo o Rei de sua vida. Existe comunitariamente na verdadeira Igreja e onde quer que as pessoas façam deste mundo o tipo de mundo que Deus quer que seja. No futuro, haverá uma manifestação visível do Reino de Deus.

 

A GUERRA INVISÍVEL

A Batalha espiritual invisível é uma batalha que envolve a todos os homens mulheres. Posto que o reino de Satanás seja um reino espiritual...

“Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12).

A guerra espiritual não é uma batalha natural entre a carne e o sangue. Não é uma batalha do homem contra o homem. Não é uma batalha visível. É um conflito invisível no mundo espiritual. É uma batalha dentro e ao redor do homem. Não é uma guerra visível porque os espíritos estão envolvidos e aprendemos em Lucas 24:39 que um espírito não tem carne nem ossos.

A guerra espiritual é “multidimensional”, o qual significa que é travada em diferentes dimensões. É...

1. Uma batalha social entre o crente e o mundo: João 15:18-27

2. Uma batalha pessoal entre a carne e o espírito: Gálatas 5:16-26

3. Uma batalha sobrenatural entre o crente e os poderes sobrenaturais malignos: Efésios 6:10-20.

Toda pessoa viva está comprometida nesta guerra, quer se dê conta ou não. Não há campo neutro. Os não crentes estão sob o jugo do mal e têm sido levados pela forças do inimigo. São vítimas da guerra.

Os crentes têm sido livrados do inimigo mediante Jesus Cristo e são vitoriosos, porém estão ainda comprometidos na guerra. O versículo-chave deste capítulo indica que nós (todos os crentes) combatemos contra as forças espirituais malignas.

“Combater” implica contato pessoal próximo. Ninguém está isento desta batalha. Ninguém pode vê-la à distância. Você está no meio do conflito quer você reconheça ou não. Se você não reconhecer será melhor... Está errado. A guerra do cristão nunca cessa.

 

ONDE A BATALHA URGE

A guerra invisível está sendo travada na terra:

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).

Satanás luta para manter o controle dos reinos do mundo. Ele não quer que eles estejam sob a autoridade de Deus. A batalha também é efetuada dentro dos corações, mentes, e almas dos homens e mulheres. Satanás cega as mentes dos não crentes e ataca aos crentes nas áreas de adoração, Palavra, seu caminhar diário, e em seu trabalho para Deus.

 

COMO COMEÇOU A BATALHA

A guerra invisível começou no céu com um anjo chamado Lúcifer que foi originalmente um anjo formoso criado por Deus e era parte do Reino de Deus. Lúcifer decidiu que queria assumir o controle do Reino de Deus. Você pode ler sobre sua rebelião em Isaías 14:12-17 e em Ezequiel 28:12-19. Você estudará sobre isso com mais detalhes depois neste curso. Lúcifer e os anjos rebeldes foram expulsos do céu por Deus. Eles formaram seu próprio reino na terra

“Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos” (Apocalipse 12:7).

“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos” (Apocalipse 12:7).

Lúcifer chegou a ser conhecido como Satanás e os anjos que o seguiram em sua rebelião como demônios. Os espíritos demoníacos podem entrar e atormentar, controlar e usar aos humanos que pertencem ao reino de Satanás. Eles motivam atos malignos que são realizados por homens e mulheres. Satanás dirige a seus demônios em suas atividades malignas. Ele combina estas forças poderosas com o mundo e a carne para batalhar contra todo o gênero humano.

 

RAZÕES POR TRÁS DO CONFLITO

O homem foi originalmente criado à imagem de Deus e para a glória de Deus (Gênesis capítulo 2). A guerra invisível contra o homem começou com a primeira tentação no jardim do Éden (Gênesis 3). Satanás fez pecar a Adão e Eva. Isto resultou em que todo o gênero humano herdaria a natureza pecaminosa e realizaria atos individuais de pecado conforme esta natureza:

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).

Também resultou na guerra invisível entre o homem e as forças do mal:

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15).

Por causa do pecado, o homem foi separado de Deus e condenado à morte. Porém, Deus amou o homem de tal maneira que idealizou um plano especial para salvá-lo do pecado:

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:16-17).

Mediante a crença em Jesus, a confissão e o arrependimento do pecado, os homens e mulheres podem ser liberados do poder do inimigo. A morte e a ressurreição de Jesus não somente resultou na salvação do pecado. Também derrotou o inimigo, Satanás:

“Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3:8).

Porém, se Satanás está derrotado, por que a guerra ainda continua? Após cada guerra sempre há resíduos de resistência inimiga, tropas rebeldes que não se renderão até que a força vencedora os obrigue a fazê-lo. Embora Jesus tenha derrotado Satanás, nós estamos vivendo em território ainda ocupado pelas forças inimigas de resistência. Entender as estratégias de guerra espiritual nos dá a habilidade de tratar com estes poderes malignos.

Satanás está tratando de manter os homens cativos no pecado. Mediante os métodos enganosos ele está incitando aos homens e mulheres às luxurias da vida pecaminosa. Ele aponta os afetos da alma e do espírito os quais legitimamente pertencem a Deus:

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10).

Satanás ainda quer ser o governante supremo. Ele está travando uma batalha intensa pelo coração, a mente, a alma e o espírito do homem. Suas estratégias estão dirigidas contra Deus, Seu plano e Seu povo. A batalha continuará até o grande conflito final, o qual você estudará no último capítulo deste curso.

 

O SIGNIFICADO DA GUERRA ESPIRITUAL

A guerra espiritual é a análise de e a participação ativa na guerra espiritual invisível. Inclui o estudo das forças opostas do bem e do mal, as estratégias de Satanás e as estratégias espirituais para vencer a Satanás. A guerra espiritual é mais do que uma mera análise de princípios espirituais. Inclui a participação ativa na guerra mediante a aplicação destas estratégias na vida e no ministério. Uma das mais efetivas estratégias de Satanás é manter aos crentes ignorantes de seus enganos. Paulo diz que é importante conhecer as estratégias de Satanás...

“Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (2 Coríntios 2:11).

Devemos aprender tudo o que podemos sobre as estratégias de ataque de Satanás. Devemos também entender as bases bíblicas da vitória sobre Satanás e as forças do mal. Nós somos chamados a um combate inteligente. É básico ao entendimento da guerra espiritual este princípio-chave:

Você deve reconhecer que todas as batalhas da vida, sejam físicas, espirituais, emocionais, mentais, financeiras ou com personalidades humanas são apenas manifestações exteriores de uma causa espiritual.

Ainda que no mundo natural os problemas possam parecer ocorrer através de circunstâncias da vida, a base destas batalhas naturais está no mundo espiritual. Leia a história de Jó (Jó capítulos 1 a 2) que confirma este princípio.

 

Temos tratado de corrigir os males deste mundo mediante a educação, legislação e um ambiente melhorado. Não tem funcionado por que os males invisíveis deste mundo são o resultado de uma causa espiritual subjacente. Não podem ser corrigidos por meios naturais.

 

A QUAL REINO PERTENCES?

No reino natural um rei é o soberano de um reino. Todo o território e o povo no reino pertencem a ele. Tem o poder da vida e a morte sobre seus súditos. O mesmo é certo no mundo espiritual. Você é parte do reino de Deus ou do Reino de Satanás. Deus ou Satanás tem o poder sobre a sua vida.

Uma das parábolas de Jesus ilustra que todos os homens ou são parte do Reino de Satanás ou do Reino de Deus. Jesus comparou o mundo com um campo. 

A boa semente no campo eram os filhos do Reino de Deus. A má semente, a qual resultou no crescimento do joio, eram os filhos do maligno:

“O campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno” (Mateus 13:38).

 

As pessoas entram no Reino de Satanás mediante o nascimento natural. A Bíblia ensina que todos os homens são nascidos em pecado. Isto significa que eles possuem uma natureza básica de pecado ou a “semente” do pecado dentro deles. Sua inclinação natural é fazer o que é mau. 

 

“Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmos 51:5). “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5: 12).

 

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”

(Romanos 3:23).

Visto que todos nós temos nascido com a natureza de pecado, todos nós, em algum momento, fomos parte do Reino de Satanás. Todos os que continuam pecadores perdidos continuam sendo parte do Reino de Satanás.

Toda a mensagem da Palavra escrita de Deus, a Bíblia Sagrada, é o apelo ao homem para mudar do Reino de Satanás ao Reino de Deus. Os homens são nascidos dentro do Reino de Satanás mediante o nascimento natural. Devem nascer de novo dentro do Reino de Deus através do nascimento espiritual. A entrada no reino de Deus é pela experiência do novo nascimento explicada em João capítulo 3. 

 

Há somente duas divisões na guerra invisível. Jesus disse, “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha” (Lucas 11:23). Você não pode ser neutro nesta guerra. Você está de um ou do outro lado nesta guerra espiritual. Inclusive, alguns crentes, devido a seu medo da confrontação com o inimigo, tratam de ignorar a guerra e fazem trégua com o inimigo. Pensa que se ignorarem a Satanás, ele não os incomodará. Esta é uma das principais estratégias do inimigo. Ele trata de deixar imóveis os membros do exército de Deus mediante suas táticas de tenro Porém, não há neutralidade nesta guerra. Você é uma vítima ou um vencedor. O “chamado espiritual às armas” está ocorrendo... Você está do lado do bem ou do mal? Você é parte do Reino de Satanás ou do Reino de Deus?

A qual reino você pertence? Você é vítima ou vencedor na guerra invisível?

Canal 23