Notícias

Canal 23

A Oração do Senhor, Orai assim!

Ensina-nos a orar

Publicado em: 19/02/2023

A Oração do Senhor, Orai assim!

Jejum da Aliança Apostólica

ORAÇÃO DO SENHOR

Há duas versões do que se chama a “Oração do Senhor” ou a “Oração Modelo”. Uma está registrada em Mateus 6:9-13 e outra em Lucas 11:2-4. Muitos estudiosos da Bíblia estão de acordo que as semelhanças entre elas justificam que elas são duas versões da mesma oração em lugar de orações diferentes.

A versão de Mateus foi dada quando Jesus ensinou o Sermão do Monte. A passagem no livro de Lucas se deu aproximadamente dois anos e meio depois dos discípulos virem a Jesus pedindo-lhe que Ele os ensinasse a orar.

Durante este período interino, os discípulos observaram Jesus orando e testemunharam do poder que resultava de Suas experiências de oração. Isto criou nos discípulos um grande desejo de aprender a orar, pois isso eles lhe pediram, “Senhor, ensina-nos a orar”.

Jesus respondeu com as palavras daquilo que veio a ser chamado de “A Oração do Senhor”:

“Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus!  Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre.  (Amém)”. (Mateus 6:9-13.)

 

UMA ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Quando os discípulos vieram a Jesus, eles disseram “Nos ensine a orar”, não “nos ensine uma oração”. Jesus respondeu a sua petição normalmente usando um método empregado pelos rabinos judeus. Os rabinos listavam freqüentemente certos temas de uma verdade, então sob cada ponto proporcionava um esboço completo.

Nesta oração modelo, Jesus usou este mesmo modelo de instrução. Ele deu os temas e instruiu: “Vocês, orem assim”. “Vocês orem assim” (houtos oun no texto grego)

significa “orai ao longo destas linhas”. Jesus não ordenou aos Seus seguidores que repetissem a oração palavra por palavra, mas sim para orar “desta maneira”.

Sua oração começou com o adjetivo possessivo plural “nosso”. Mais adiante na oração nós vemos declarações como “dá-nos”, “Perdoa as nossas”, e “livra-nos”. Em todo sentido, a oração modelo é uma oração de intercessão porque você ora pelos outros assim como por você. O seguinte é uma análise breve desta oração modelo de intercessão:

 

PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS

As palavras “Pai Nosso” indicam proximidade, porém as palavras “no Céu” implicam em distância. O Salmo 139 revela, sem dúvida, que Deus está em todo lugar. Quando nós oramos ao “Pai nosso que está no Céu”, isso na enfatiza a distância entre o Pai e nós, porém nos leva imediatamente do mundo natural a um plano espiritual poderoso.

Assegura-nos que Deus tem à Sua disposição os recursos inteiros do reino sobrenatural para responder aos pedidos apresentados no resto da oração modelo. Quando nós oramos “Pai Nosso que está nos Céus”, nós somos imediatamente vinculados através de Cristo com um Deus sobrenatural com recursos sobrenaturais ilimitados que podem ser usados na oração de intercessão.

 

SANTIFICADO SEJA SEU NOME

Quando nós nos tornamos membros da família de Deus, o nome Pai Celestial é dado a nós assim como uma criança que é adotada no mundo natural assume o nome de seu suas vidas. Aqui está um exemplo:

Eu oro por minha esposa para que você seja o Jeová-shalom para ela. Eu oro que você seja seu Jeová-jirê, proporcionando para cada necessidade dela neste dia.

Jeová-nissi, eu oro que seu estandarte reine sobre sua vida. Eu oro para que como Jeová-m’kaddesh você a santifique neste dia, (etc.).

A seguinte lista identifica os sete nomes compostos de Deus e seus significados:

 

VENHA TEU REINO

Em grego, hebraico, e aramaico o “Reino de Deus” se refere à majestade, soberania, domínio, ou a atividade governante de Deus. É a expressão da natureza de Deus em ação.

O domínio de Deus em funcionamento pode ser visto pelo que se refere a sua organização universal inclusiva como o Reino de Deus; sua organização visível local como a Igreja através de quem o Reino é estendido; e os indivíduos de quem o Reino é composto, ou seja, todos os verdadeiros crentes nascidos neste Reino.

Algum dia no futuro, o Reino de Deus se estabelecerá em sua forma visível. Nós não sabemos o momento exato escolhido para isto (Atos 1:7), porém segundo a Palavra de Deus, ele é certo. Todos os “reinos do mundo” se tornarão propriedade de Deus, o Reino maligno de Satanás será derrotado, e nosso Rei reinará para sempre (Ap. 11:15).

A centralidade da mensagem do Reino é clara no registro do Novo Testamento. É mencionado umas 49 vezes em Mateus, 16 vezes em Marcos, e 38 vezes em Lucas.

Jesus começou Seu ministério terreno declarando a chegada do Reino (Mateus 4:17). Ele concluiu Seu ministério terreno falando de coisas que pertenciam ao Reino (Atos 1:3). Entre o princípio e o fim de Seu ministério terreno, a ênfase sempre estava no Reino. Ele constantemente esta- va declarando que Ele deveria pregar sua mensagem em outros lugares (Lucas 4:43). Cada parábola de Jesus relacionava ao Reino e Sua vida modelou seus princípios.

Jesus indicou que nós deveríamos dar uma ênfase similar ao Reino: “Busqueis, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mateus 6:33).

Este versículo indica onde nós devemos enfocar nossa oração, pregação, ensino, e viver. Tudo deve ser dirigido pelo Reino de Deus. Se nós “buscamos primeiramente o

Reino”, isso assegura a resposta às outras petições que seguem na oração modelo.

Orar “venha o Teu Reino” é mais que uma oração para o retorno de Jesus e o estabelecimento do Reino em sua forma final. Quando nós oramos “Venha o Teu Reino”, nós realmente estamos declarando que nosso Pai reinará nas vidas dos crentes, incrédulos, e da terra inteira. Nós estamos intercedendo para que Deus seja reconhecido como o Rei e que a vida aqui na terra possa ser regulada por Suas ordens.

Quando nós dizemos as palavras “venha o Teu Reino”, nós realmente estamos pedindo a Deus para remover qualquer coisa que está em rebelião contra Seu Reino, inclusive palavras, atitudes, desejos, conduta, etc., em nós e nos

outros.

JEJUM DA INTERCESSÃO PROFÉTICA 2023

@kalenyeditora2023

Ap. WALLACE CASTRO 

 

Canal 23