Notícias

Canal 23

Palavra de Poder

Vai-te e seja feito conforme tua fé

Publicado em: 23/07/2023

Palavra de Poder

Projeto de Vida 2023

INTRODUÇÃO

A Bíblia é a Palavra escrita do Deus vivo e verdadeiro. Há poder especial nestas palavras de Deus: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hebreus 4:12).

Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei (Isaías 55:11).

Você nunca receberá a plenitude do poder de Deus até que você experimente o poder de Sua

Palavra.

 

A FONTE DA PALAVRA

Deus é a fonte do poder e de Sua Palavra escrita. Isto faz a Palavra de Deus poderosa:

AO Senhor deu a palavra, grande é a falange das mensageiras das boas novas (Sl. 68:11).

Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós  ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes@ (1 Tessalonicenses 2:13).

Deus criou o mundo realmente pela Sua Palavra: Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem (Hebreus 11:3).

Deus criou os céus por Sua Palavra: Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles (Salmos 33:6).

Deus continua sustentando o mundo e todas as coisas como elas são pelo poder de Sua Palavra: Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas (Hb. 1.3).

 

"RHEMA" E "LOGOS"

Há duas palavras gregas diferentes usadas na Bíblia para a Palavra de Deus. Uma destas palavras gregas é "logos" e se refere à comunicação total de Deus. É a revelação completa do que Deus tem  dito.

A segunda palavra, "rhema", se refere a uma palavra específica de Deus que se aplica especificamente a uma situação especial. A revelação logos total da Palavra de Deus é poderosa,  porém quando Deus vivifica uma palavra rhema, um versículo que você antes tinha lido muitas vezes de repente assume um novo significado. Você pode ver como ela se aplica a uma situação específica que você está enfrentando. A Palavra rhema lhe dá a resposta, revelação, ou consolo necessários no momento exato.

 

A TENTAÇÃO DE JESUS

Poder foi delegado a Jesus Cristo, porém esse poder dever ser provado porque a força aumenta sob a pressão. Uma luta maior entre o poder de Jesus e o poder de Satanás logo aconteceu no ministério terreno de Cristo. Antes de proceder com esta lição, leia sobre este encontro em Mateus 4:1-11; Marcos 1.12-13; e Lucas 4.1-13. Primeiramente, Satanás tentou conseguir que Jesus convertesse pedras em pão. O poder de Jesus que havia convertido água em vinho certamente poderia converter as pedras em pão. Porém, fazer isto naquela situação seria atuar independentemente de deus e usar Seu poder para o benefício pessoal.

Depois, Satanás tentou conseguir que Jesus se lançasse de cima do templo para demonstrar Seu poder. Ele usou mal as Escrituras, inclusive para persuadi-lo que era bom fazer aquilo.

No terceiro encontro, Satanás tentou a Jesus com o apelo de poder mundano. Satanás disse que ele daria a Jesus todos os reinos do mundo se Ele prestasse culto a Satanás. Em cada um destes encontros de poder, Jesus venceu o desafio com a Palavra de Deus. Jesus citou as Escrituras aplicáveis à situação imediata. Ele usou a Palavra rhema@ de Deus.

 

USANDO A PALAVRA DE PODER

 

Não é suficiente somente saber que há poder na Palavra de Deus. Para torná-a eficaz, essa Palavra deve ser aplicada como Jesus fez. Jesus deixou claro que as palavras que Ele falou não eram de Si mesmo. Elas eram as Palavras de Deus (João 3:34; 14:10,24; 17:8,14).

Jesus falou a Palavra de Deus com poder:

E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade

(Lucas 4:32).

Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si, dizendo: Que palavra é

esta, pois, com autoridade e poder, ordena aos espíritos imundos, e eles saem? (Lucas 4:36).

Jesus falou a Palavra a um homem com uma mão mirrada e ele foi curado (Marcos 3.1-5). Ele falou a Palavra a um leproso e ele foi limpo (Mateus 8.2-3). Ele disse...

Levanta-te ao homem impotente no tanque (João 5:8).

Veja aos cegos (Lucas 7:21).

Saia aos demônios (Mateus 9:32-33).

Ouça aos surdos (Marcos 7:32-35).

Vem para fora ao morto (João 11:44).

Jesus sabia que havia poder na Palavra de Deus, porém Ele também sabia que os homens devem ouvir e devem responder a essa Palavra para que ela seja eficaz. As palavras de Jesus, que eram as Palavras de Deus, eram tão poderosas que elas operavam à distância. Jesus nem sequer tinha que estar presente à cena do problema. Um homem que tinha um servo enfermo disse...

Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado... Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo  foi curado@ (Mateus 8:8, 13).

Este homem creu no poder da Palavra de Deus. Ele sabia que ela era tão poderosa que não era afetada pelo tempo, espaço, ou qualquer outra limitação do homem. Porém, para torná-a eficaz em sua própria vida e situação, ele tinha que reivindicá-a. Ele devia aplicar a Palavra de Deus para receber o benefício de seu poder.

A Igreja primitiva usou as palavras de poder de Deus. Paulo disse:

A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus (1 Coríntios 2:4, 5).

Mas, em breve, irei visitar-vos, se o Senhor quiser, e, então, conhecerei não a palavra, mas o poder dos ensoberbecidos@ (1 Coríntios 4:19).

 

O PODER DA PALAVRA

Deus é o poder por trás de Sua Palavra: Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei@ (Isaías 55:11).

Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir (Jeremias 1:12).

A Palavra de Deus dá grande poder espiritual: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração@ (Hebreus 4:12).

Deus honra Sua Palavra e Seu nome sobre todas as coisas:  Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra (Salmos 138.2).

 

 

Canal 23