Notícias

Canal 23

Princípio de Poder

Deus é a fonte de todo poder

Publicado em: 02/07/2023

Para entender os princípios de poder adequadamente nós devemos começar exatamente no início. Nós devemos descobrir a fonte de poder. A fonte de algo é seu princípio ou lugar de origem.

Davi escreveu:

Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus (Salmos 62:11).

Quando Deus repete algo é porque isso é muito importante.

 

A FONTE DE PODER

Antes de existir qualquer coisa, havia Deus. Gênesis 1 e 2 registra o princípio do mundo e dos os seres vivos. Deus fez a terra por Seu poder:

O SENHOR fez a terra pelo seu poder; estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus@ (Jeremias 10.12).

Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder e com o meu braço estendido, e os dou àquele a quem for justo (Jeremias 27:5).

Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele@ (Colossenses 1.16).

Desde que Deus criou todas as coisas, não há nada mais além do alcance do Seu poder:

Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa@ (Jeremias 32.17).

Deus é a fonte de poder por trás de todas as coisas em seu estado presente:

Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas (Ap. 4.11).

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos 11.36).

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as 

coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas@ (Hb. 1:3).

Deus tem os tempos e as épocas em Seu poder:

Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade@ (Atos 1:7).

A terra e tudo o que a contém pertencem ao Senhor:

Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam (Salmos 24:1).

Em Gênesis 14:22, no original, Deus é chamado do possuidor dos Zeus e da terra. Possuir algo é

ter poder sobre ele.

Há muitos reinos e governos neste mundo. Porém, o Reino de Deus é soberano. Isto significa que Ele governa sobre todos:

ANos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo (Salmos 103:19).

Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é 

tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força@ (1 Crônicas 29:11-12).

Desde que Deus criou o homem, somente Ele tem o poder sobre o espírito do homem: Não há nenhum homem que tenha domínio sobre o vento para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; nem há tréguas nesta peleja; nem tampouco a perversidade livrará aquele que a ela se entrega (Ec. 8:8).

Deus tem o poder para conservar aqueles designados para morrer: 

Chegue à tua presença o gemido do cativo; consoante a grandeza do teu poder, preserva os sentenciados à morte@ (Salmos 79:11).

Deus é quem dá poder ao fraco:

Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor@ (Isaías 40.29).

Ó Deus, tu és tremendo nos teus santuários; o Deus de Israel, ele dá força e poder ao povo. Bendito seja Deus!@ (Salmos 68.35).

O poder de Deus não é afetado pelo poder ou falta de poder da parte do homem:

Clamou Asa ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem@ (2 Crônicas 14.11).

Deus tem o poder para livrar. A Bíblia está cheia de registros de como Deus libertou sobrenaturalmente as pessoas em tempos de necessidade. Encontram-se dois bons exemplos no livro de Deus. Leia como Deus libertou Seus servos do forno de fogo em Daniel 3 e dos leões em Daniel 6. Seu poder é ilimitado:

O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés (Naum 1:3).

 

Seu poder é sublime:

O Todo-Poderoso, não o podemos alcançar; ele é grande em poder, porém não perverte o juízo e a plenitude da justiça (Jó. 37:23).

O poder de Deus é eterno. Paulo escreveu que Deus...

O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! (1 Timóteo 6.16).

No livro final da Bíblia, nós lemos de um evento futuro no céu quando...

O santuário se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os seteflagelos dos sete anjos@ (Apocalipse 15.8).

Dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém! (Apocalipse 7.12).

Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus (Apocalipse 19.1).

Repetidamente, deste o início até o fim, a Bíblia enfatiza que Deus é a fonte do poder.

 

Canal 23