Notícias

Canal 23

Renovando pela Primojenitura de Cristo

Uma Posição Previlegiada

Publicado em: 12/10/2022

A palavra primogênito significa “o mais velho”, “o primeiro filho” ou “aquele que nasceu primeiro”. Essa palavra deriva do latim primogenitus. Quando utilizada na Bíblia, a palavra primogênito também pode transmitir outro significado, a depender do contexto, expressando a ideia de “posição privilegiada”.

O significado da palavra primogênito na Bíblia

Na Bíblia, a palavra primogênito é usada várias vezes e em diversas situações e épocas diferentes. Ela é utilizada para descrever: o primeiro filho de uma família, o primogênito de uma nação, alguém que recebeu honra de “primogênito”, e até mesmo a primeira cria de animais.

As palavras presentes nos textos bíblicos originais e que foram traduzidas no latim como primogênito, têm suas origens no hebraico e no grego. Na Bíblia, o uso mais comum dos termos traduzidos como “primogênito” está relacionado ao primeiro filho homem de uma família.

o termo é utilizado para se referir a um filho favorecido como sendo o principal herdeiro de um patrimônio familiar.

A expressão “primogênito dos mortos”, por exemplo, não quer dizer que Jesus foi o primeiro a ser ressuscitado literalmente. Outras pessoas ressuscitaram antes de Jesus no Antigo Testamento. Mas essa expressão significa que Jesus foi o primeiro a ressuscitar dos mortos em uma forma imortal e gloriosa. Ele foi o primeiro a voltar dos mortos sem estar mais sujeito a morte. Sua ressurreição marcou o início de uma nova criação, inaugurando um novo tempo (2 Coríntios 5:17; cf. Atos 2:29-36; 13:32-35). Sem a ressurreição de Cristo, nenhuma outra ressurreição seria possível. A ressurreição de Jesus é a garantia de que nós também ressuscitaremos (Romanos 8:29; 1 Coríntios 15:20-28; Hebreus 1:6; 12:23).

Da mesma forma, as outras referências também estão relacionadas a ideia de autoridade e posição. Quando é dito que Jesus é o “primogênito de toda criação”, por exemplo, não significa que Ele foi o primeiro a ser criado ou a nascer. Essa expressão aponta para a eternidade do Filho de Deus. Ela destaca a verdade de que Ele sempre existiu juntamente com o Pai, e pelo Pai Ele é especialmente amado. Nele, por Ele e para Ele, foram criadas todas as coisas, e sem Ele nada do que foi feito se fez (Colossenses 1:16,17; cf. João 1:1-3).

Assim, o termo primogênito é aplicado a Jesus para enfatizar que Ele exerce autoridade sobre toda a criação. Ele possui todos os direitos sobre ela, e isso evidencia sua honra, excelência e supremacia.

O Novo Testamento também destaca a primogenitura da Igreja. Nós, como Igreja do Senhor, feitos filhos de Deus, inscritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Isso significa que somos primogênitos na família de Deus, pois compartilhamos a herança de Jesus, o Primogênito (Romanos 8:17 e Hebreus 12:23).

Curiosidade sobre os primogênitos na Bíblia

A Bíblia menciona alguns casos de sacrifícios de primogênitos por parte de alguns reis de Israel. Eles sacrificaram seus próprios filhos e filhas (2 Reis 16:3, 17:17 e 21:6). Essa prática herdada do paganismo, foi extremamente reprovada por Deus (Jeremias 19:5).

Mais tarde, no Novo Testamento, Jesus utilizou o lugar onde os sacrifícios de primogênitos foram realizados como figura para ensinar a severidade e a realidade do tormento no inferno. Esse lugar era conhecido como o Vale de Hinom.

 

 

Canal 23