Notícias

Canal 23

Servo: o modelo de Liderança de Jesus

Derramas sobre mim o Óleo fresco

Publicado em: 03/03/2023

A UNÇÃO PARA LIDERAR
“Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco” (Salmos 92:10).

     O Senhor quer que os líderes sejam vitoriosos e causem impacto no mundo para o Reino de Deus. Como você pode ser esse tipo de líder? Ter conhecimento de áreas práticas e tarefas gerais de líderes lhe ajudará a tornar-se um líder vitorioso. Há qualificações bíblicas para líderes que também são necessários. Os dons espirituais, habilidades, educação e experiência também são importantes. Você estudará sobre estes mais tarde.  Porém, a coisa mais importante para os líderes será a unção do Espírito Santo. Sem a unção de Deus você não pode liderar, organizar, mobilizar ou evangelizar eficazmente. Este capítulo enfoca na unção do Espírito Santo que é necessária para aqueles chamados e escolhidos por Deus para a liderança.


UNÇÃO
“Unção” significa dedicar ou consagrar alguém ou algo lhe aplicando azeite. O azeite é um símbolo do Espírito Santo.


O UNGIDO
O nome “Cristo” no idioma grego significa “o ungido”. Jesus introduziu Seu ministério terreno proclamando: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para...” (Lucas 4:18).

Jesus deixou claro que era pela unção do Espírito que Ele era capaz de...

“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” (Lucas 4:18-19).

Se foi necessário a Jesus ser ungido para ministrar, então também é necessário para nós.

 

AS TRÊS UNÇÕES
Há três unções diferentes mencionadas no Antigo Testamento. Eles são exemplos naturais ou “tipos” de experiências espirituais que Deus quer que os líderes tenham:

 

A UNÇÃO DO LEPROSO – RELACIONAMENTO:
   A lepra é uma enfermidade mortal que consume a carne de sua vítima. Os dedos dos pés, os dedos das mãos, e outras partes do corpo apodrecem e caem.

  Nos tempos do Antigo Testamento uma pessoa que tinha lepra era chamada de “leproso”. O leproso era proibido de viver em sua comunidade porque a enfermidade era contagiosa. Para impedir que outros entrassem em contato com o leproso, ele tinha que gritar “impuro” aonde quer que fosse. A lepra comeria lentamente seu corpo físico e ele morreria uma morte dolorosa.

   Na Bíblia, Deus usa exemplos naturais para ilustrar as verdades espirituais. A lepra é usada como um exemplo do pecado. Assim como a lepra destrói o corpo físico, o pecado o destruirá espiritualmente e destruirá seu ministério.

   Na lei do Antigo Testamento, Deus deu instruções específicas para a limpeza de uma pessoa com lepra. Leia sobre isto em Levítico 14. Cada uma das instruções que você leu é simbólica da limpeza que você deve experimentar espiritualmente:
Um Pássaro Que Leva A Culpa do Pecado: Isto é simbólico do derramamento de Seu sangue para tirar nossos pecados.

Arrependimento e Confissão: Isto é o que você deve fazer para nascer de novo e ser limpo do pecado.
A Água Corrente: Isto é simbólico do batismo nas águas.

A Unção de Azeite: Isto é simbólico da obra do Espírito Santo em sua vida. Note que o azeite seria colocado na orelha, no dedo polegar, e no dedo do pé do leproso. Aplicando isto à liderança, nós devemos experimentar uma unção espiritual similar que unge...
O Ouvido: Para poder ouvir a voz de Deus.
A Mão: Para poder servir a Deus.
O Dedo do Pé: Para caminhar na relação apropriada com Ele.

   A unção mais importante para os líderes é a unção do “leproso” porque ela é simbólica da relação pessoal. Sua própria relação com Deus deve ser correta se você deseja liderar outros. Você deve ser renascido, deve poder ouvir a voz de Deus, servi-lo e caminhar na relação apropriada com Ele.

 

A UNÇÃO DO SACERDOTE – SANTIDADE:
  Os líderes também devem experimentar a unção sacerdotal. Leia sobre isto em Êxodo 29 e 30 e em Levítico 8. A unção sacerdotal era uma unção para a santidade, para ser consagrado a Deus para Seu serviço por viver e conduzir-se devidamente.

   Nos tempos do Antigo Testamento, havia muitas coisas que um sacerdote não poderia fazer devido à santidade de seu ofício. Devido a sua unção especial para liderar, algumas coisas manchariam a um sacerdote que não poderiam manchar a outros membros da congregação de Israel.

  Como um líder, você deve experimentar a unção sacerdotal de santidade e deve consagrar-se para o serviço de Deus. Você deve viver em harmonia com a Palavra de Deus. Pode haver coisas que você não pode fazê-lo devido à santidade de seu ofício. Devido a sua unção especial para liderar outros, há coisas que o mancharão, porém não mancharão a outros.

A UNÇÃO DO LÍDER – POSIÇÃO E PODER:
   O terceiro tipo de unção no Antigo Testamento é a unção do líder. Era uma unção para aqueles que guiariam o povo de Deus como líderes, como reis, profetas, capitães, etc. A unção do líder era que ele estabeleceria um líder de Deus – dando posição e poder para cumprir essa posição.

Por exemplo, a unção de Saul era a posição de capitão sobre o povo de Deus:
“Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?” (1 Sm. 10.1).

  A unção de Davi está registrada em 1 Samuel 16. Esta passagem deixa claro que o poder do Senhor veio sobre Davi devido à unção:

Mensagem do Livro SERVO um modelo de Liderança de Jesus

@kalebyeditora

Jejum da Aliança Apostólica 2023

Ap. Wallace Castro

 

Canal 23