Notícias

Canal 23

Ungido para vencer

A alegria do Senhor é nossa força

Publicado em: 03/09/2023

Ungido para vencer

Projeto de Vida 2023

A PRÁTICA DE UNGIR

Ungir realmente significa aplicar o azeite a uma pessoa ou coisa. Foi uma prática instituída nos tempos do Antigo Testamento. A unção originalmente era de três tipos: ordinária, médica e sagrada.

A unção ordinária estava associada à limpeza pessoal para ficar com um cheiro bom. Você pode ler sobre seu uso em Rute 3:3; Salmos 104:15, e Provérbios 27:9. Os convidados eram ungidos como uma marca de respeito (Lucas 7.46) e o morto se preparava para o enterro ungindo-o (Marcos 14:8; 16:1).

A unção médica foi usada para ajudar o enfermo e o ferido. Para um exemplo, veja Lucas 10:34. A unção sagrada: o terceiro tipo de unção é o assunto. Esta unção era para propósitos sagrados ou espirituais. Foi dada para dedicar coisas ou pessoas a Deus.

A primeira ocasião de unção para propósitos espirituais que é registrada no Antigo Testamento se encontra em Gênesis 28:18. Depois que Jacó teve uma grande visão de Deus, ele...

Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel (Gênesis 28:18-19).

Deus depois falou sobre este evento e disse:

Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela (Gênesis 31:13).

Depois, Deus deu instruções concernentes à unção de sacerdotes, reis e profetas para consagrá-os aos propósitos espirituais. O conteúdo do Tabernáculo também seria ungido. O propósito para ungir pessoas e coisas era separá-las em dedicação especial ao serviço de Deus. O azeite santo foi usado para estes propósitos espirituais:

Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado da unção... Dirás aos filhos de Israel: Este me será o óleo sagrado da unção nas vossas gerações (Êxodo 30:25, 31).

 

A UNÇÃO DE JESUS

Seguindo o modelo instituído por Deus, Jesus foi ungido para o serviço. Jesus disse:

AO Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos (Lucas 4:18-19).

Este foi um cumprimento da profecia cedida em Isaías 61:1.

Os discípulos reconheceram que...

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele@ (Atos 10:38).

 

A FONTE DA UNÇÃO

O poder espiritual da unção não está no próprio azeite. O poder não está na pessoa espiritual que faz a unção ou nas habilidades do destinatário. O poder da unção flui da fonte, Deus o Pai.

Note que Jesus disse, O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para...@.

Paulo disse:

Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus@ (2 Coríntios 1:21).

Deus era que a fonte da unção de Cristo. Ele ainda é a fonte da unção. O azeite é somente um símbolo natural que representava esta unção. Jesus usou a prática de ungir, porém nem sempre com o azeite. Um homem cego curado por Jesus relatou:

Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo@ (João 9:11).

Este versículo confirma que não é a substância usada, mas sim o poder por trás da prática de ungir que é eficaz. Ainda que se homens e mulheres foram ungidos simbolicamente com o azeite pelo homem, a verdadeira unção de poder era de Deus. Deus disse do Rei Davi:

Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi (Salmos 89:20).

Anos antes de ter sido ungido nesta vida pelo homem, Davi foi ungido por Deus:

Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul (2 Samuel 12:7).

 

OS PROPÓSITOS DA UNÇÃO

A unção do Espírito de Deus é muito importante na vida e ministério do crente. Aqui estão alguns propósitos da unção:

 

O SERVIÇO:

Quando a unção de Deus veio sobre Saul, ele se tornou um novo homem para servir a Israel como rei:Tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse:  Não te ungiu, porventura, o SENHOR por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?... O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. Quando estes sinais te sucederem, faze o que a ocasião te pedir, porque Deus é contigo@ (1 Samuel 10:1, 6).

Jesus foi ungido por Deus para o serviço:

O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor (Lucas 4:18-19).

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele (Atos 10:38)

 

PERMANECER:

A unção de Deus lhe permite permanecer em Jesus.

Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou@ (1 João 2:27).

Uma coisa é aceitar a Jesus como Salvador. Outra é aprender como permanecer Nele e caminhar em obediência à Sua Palavra e Sua vontade. A unção lhe ensina como fazer isto.

 

LIBERDADE:

O jugo de escravidão é destruído pela unção. Os jugos eram usados no mundo antigo para unir os animais para trabalhar nos campos. Eles ainda são usados para o mesmo propósito em muitas nações hoje em dia. Jesus falou do jugo quando Ele disse:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11:28-30).

Nós estamos todos sob um jugo de algum tipo. Você ou está sob o jugo de Satanás ou de Deus. O jugo da escravidão de Satanás é triplo:

 

1. O jugo do pecado:

Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para que não fôsseis seus escravos; quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar eretos@ (Levítico  26:13).

O jugo do Egito significa o jugo do pecado. Este jugo deve ser rompido se você deseja vir sob o

jugo com Jesus.

 

2. O jugo do ego:

Paulo se esforçou com o jugo do eu:

Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que

prefiro, e sim o que detesto (Romanos 7:15).

 

3. O jugo do homem:

O jugo do homem é escravidão posta sobre você por outros: Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-os. Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas@ (Mateus 23:4-5).

O jugo do homem pode incluir a escravidão da culpa, tradição, denominacionalismo, ou normas impossíveis de conduta importa por outros. Como estas fortalezas podem ser rompidas em sua vida e nas vidas daqueles a quem você ministra? Elas são quebradas pela unção:

Acontecerá, naquele dia, que o peso será tirado do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço, jugo que será despedaçado por causa da gordura (Isaías 10:27).

Você não pode romper o jugo de Satanás em seu próprio poder. Você não pode fazê-lo por suas próprias palavras de sabedoria. Cada jugo, cada escravidão do homem, é quebrado pela unção.

 

A ALEGRIA:

Jesus foi ungido com o azeite de alegria:

Mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros  (Hebreus 1:8-9).

Aqueles que amam a retidão e têm ódio da maldade serão ungidos com esta mesma alegria. A unção de Deus traz grande alegria em sua vida. A alegria do Senhor é a força que autoriza seu serviço para Deus.

 

Canal 23