Notícias

Internacional

Prefeito de Cacale e Comitiva Francesa Visitarão São Luís do Maranhão e o Estado do Pará

A visita da comitiva entenderá ao Estado do Pará

Publicado em: 11/03/2024

Prefeito de Cacale e Comitiva Francesa Visitarão São Luís do Maranhão e o Estado do Pará

AntonioNoberto

Prefeito de Cancale e comitiva francesa visitarão São Luís neste mês de março

_a delegação chegará na capital maranhense no dia 27 e permanecerá em solo brasileiro até o dia 05 de abril. Na programação constam visitas a autoridades municipais e do estado, além de uma breve viagem a algumas cidades do Pará, que possuem algum tipo de laço histórico com a França. Um prefeito do Ceará também virá a São Luís para participar dos eventos_

                    

No final deste mês de março e início de abril, São Luís terá um revival da sua primeira história, um dos mais belos capítulos do Brasil colonial, denominado França Equinocial. A rememoração acontecerá por ocasião da visita do prefeito da pequena cidade portuária de Cancale, localizada na região da Bretanha, França, na Baía de Mont Saint-Michel. Foi de lá que a esquadra fundadora de Daniel de la Touche de la Ravardière partiu em 1612 com 500 homens para dar início à uma colônia francesa no Norte e Nordeste do Brasil com capital em São Luís. 

A chegada da delegação acontece no mesmo mês da partida da esquadra de Daniel de la Touche do Porto de la Houle para dar início ao sonho gaulês de uma Nova França junto a linha do Equador.

O prefeito Pierre-Yves Mahieu está vindo em reciprocidade a uma visita a Cancale, realizada em maio do ano passado por este acadêmico que vos escreve, Inspetor Antonio Noberto, e pelo vereador de São Luís Aldir Júnior, que representou a municipalidade ludovicense. 

A comitiva francesa será formada pelo prefeito e a esposa, um secretário municipal de Cancale, Patrick Duval, membros do CEPROMAR França, Jacques Martin e Paschoal Maisoneuve, e membros da Embaixada e Consulado da França no Brasil.

A programação em São Luís ainda não está fechada constando desde já visitas institucionais e entregas e trocas de medalhas a autoridades do município e do estado, apresentações culturais, visitas a locais públicos, etc.

Visita ao Estado do Pará

No estado vizinho consta na programação visitas a Bragança, cidade fundada por Daniel de la Touche, Belém e Cametá.

Em Belém está prevista recepção pelo prefeito da capital paraense no palácio municipal, troca de comendas e, em seguida, visita ao Forte do Castelo, onde estão expostos os canhões com as flores de lis levados pelo conquistador português Pedro Teixeira há mais de quatrocentos anos.

A última visita será a cidade de Cametá, no Baixo Tocantins, onde o prefeito Victor Cassiano receberá o prefeito francês e a comitiva para uma programação oficial. Cametá é um municipio cuja população fala “meio afrancesado” e, portanto, é apelidada por alguns como a “França do Pará”.

Na volta do estado do Pará o prefeito de Cancale participará de um evento em São Luís, quando recepcionara o prefeito de Viçosa do Ceará, Francisco João Cardoso Filho, e o secretário municipal de turismo e escritor Gilton Barreto de Castro. Em Viçosa do Ceará, por volta de 1590, um grupo de franceses comandados por Charles des Vaux e Adolphe de Montville, que residiam na Ilha de Upaon-Açu com os tupinambás, fundaram no topo da Serra da Ibiapaba um núcleo urbano, onde puseram no primeiro logradouro o nome de Rua Paris e ao segundo, de Rua Pedra Lipse.

 

A Academia Ludovicense de Letras de São Luís também participará da programação.

Turismólogo, escritor, membro-fundador e ex-presidente da Academia Ludovicense de Letras, membro fundador da Academia Vargengrandense de Ciências Letras e Artes. Vice-presidente da Cruz vermelha no Maranhão,idealizador e curador da exposição França Equinocial para sempre.

Por ANTÔNIO NOBERTO 

Internacional