Notícias

Geral

Dia Nacional de Conscientização Sobre as mudanças Climáticas

O Colapso Climático e a extrema desigualdade

Publicado em: 16/03/2024

Dia Nacional de Conscientização Sobre as mudanças Climáticas

Dia da consciência da Natureza

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 

Inspire mudanças que combatem a crise climática

O colapso climático e a extrema desigualdade são os dois principais desafios do nosso tempo e não são crises separadas. Uma se alimenta da outra, beneficiando um pequeno grupo de bilionários enquanto a imensa maioria da população global sofre as consequências da destruição do equilíbrio ambiental, social e econômico do planeta.

Hoje, dia 16 de março, é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A data tem o objetivo de promover a conscientização sobre o tema, promover iniciativas que estimulem a responsabilidade ambiental, difundir conhecimentos e inspirar mudanças de atitudes que contribuam para a redução dos impactos ambientais decorrentes das mudanças climáticas.

A união de todos nós é fundamental para deter o avanço da crise climática e combater seus efeitos. Portanto, neste Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, junte-se a nossa luta, apoie esse trabalho fundamental e ajude a construir um futuro melhor para a natureza e para as pessoas. #JuntosÉPossível

É preciso agirmos para contermos as consequências da crise climática.

Por isso, compartilho com você o e-book Mudanças Climáticas e o Crescimento das Desigualdades.

 

BAIXAR O E-BOOK

O material traz questões importantes sobre as alterações climáticas, o que são, os seus impactos nas comunidades de todo o mundo e como podemos apoiar a solução desta crise global.

Um conteúdo de reflexão sobre qual futuro queremos para o nosso planeta.

16 de março é Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, um tema que cada vez mais está em evidência porque temos vivenciado diariamente os impactos de seu avanço.

Com tantas informações sobre a crise climática circulando na internet, pode ser difícil discernir entre tantos mitos e verdades. Por isso, selecionamos 5 frases muito comuns sobre mudanças climáticas para que você compreenda melhor essa ameaça e também descubra o que pode fazer para combatê-la.

MITOS:

1 Mudanças Climáticas são um problema apenas para o futuro;

2 Ação humana não interfere no clima;

3 Não é possível fazer nada para mudar o cenário.

VERDADES:

1 Eventos Climáticos Extremos estão cada vez mais comuns e intensos;

2 Temperatura Global está aumentando rapidamente.

Nas nossas redes sociais, explicamos cada um dos pontos e mostramos como #AgirÉUrgente. Entre as ações necessárias para conter o avanço da emergência climática, é essencial resgatar e aprender com saberes ancestrais e dos territórios o cuidado com a natureza.

Além disso, ouvir e fortalecer a juventude, colocando jovens e povos originários no centro das discussões e em posições de tomada de decisões é fundamental para construirmos um cenário onde a natureza e a humanidade convivam em harmonia.

No fim, existe um efeito dominó que gera uma cadeia de reações: sem compartilhar informação, não há conscientização, não há engajamento e não há ação. Precisamos mudar isso, pois mais que nunca #AHoraÉAgora.

Então, ajude nossos projetos e compartilhe este apoio nas redes sociais usando a hashtag #CompartilharParaPertecer para inspirar novas adesões. Assim você poderá impactar ainda mais pessoas e conscientizar a todos sobre essa união em defesa da vida.

Ainda é tempo – mesmo tardio – de restaurar a natureza e combater a crise climática.

Por: Professor NEGREIROS 

 

 

 

Geral