Notícias

Política

Standby Entrevista com Dr. Enoque Cavalcante

Pre-candidato a prefeito de João Lisboa-MA

Publicado em: 01/07/2020

Enoque Cavalgando de Albuquerque, nasceu no povoado de JATOBAL às margens do Rio Tocantins, município de Praia Norte – TO, no dia 06/01/1975, filho  pai Antonio Soares de Albuquerque pescador, e sua mãe Anizia Mendes Calvacante do lar.


Chegou ao município de Imperatriz-MA. no de 1980, na infância até os 19 anos sempre foi pescador nas aguas do Tocantins, e em 1994,  serviu no 50º BIS como soldado, concluindo o serviço obrigatório com Honra ao Mérito pelo excelente serviço presta a pátria.  Em 1995, após a experiência no Exercito, e a disciplina adquirida, estudou, e passou no vestibular para cursar química na Universidade Estadual do Maranhão, não assumindo a vaga por falta de conclusão do curso.

Em  1998, passou para o curso de MATEMÁTICA na UEMA, vindo a concluir em 2002, mas já era professor desde 2000, trabalhando dois turnos em escolas do município de Imperatriz. Participando de debates, encontros e estar sempre envolvido com movimentos sociais, descobriu que teria vocação para ciências jurídicas, e em 2002, mesmo ano de colação de grau em matemática, entrou no Curso de Direito da FACIMP, 1ª turma.


No primeiro ano de curso, em companhia de outros acadêmicos fundou o Centro Acadêmico de Direito da FACIMP, cuja presidência exerceu por 02 (dois) anos. Apartir de 2004, após adquirir  uma propriedade de terras no povoado São Raimundo, Fazenda João Vieira e conviver quase que diariamente com aquela comunidade resolveu firmar residência em João Lisboa e se candidatar ao cargo de vereador, dado o trabalho como professor e como acadêmico de direito que desenvolvia na comunidade, não chegando se eleger. O tempo passou, e o trabalho com associações, sindicatos, igreja e movimentos sociais continuaram.


No ano de 2007 concluiu o curso de Direito e passou na prova da OAB logo na primeira vez, vindo a exercer seu oficio como Advogado em Imperatriz-MA. no escritório Vieira Advogados Associado, passando a residir na cidade de João Lisboa-MA.
Em 2008, se candidatou novamente ao cargo de Vereador alcançando a 6ª colocação com uma votação de 519 votos, não chegado assumir a vaga em virtude de o partido não ter alcançado o quociente eleitoral.


Passado o Dr. Enoque Cavalcante, fez três Pós-graduações, uma em Direito, e estar concluindo Curso de Administração Pública (UFMA), e estar concluído o Mestrado em Ciências Jurídicas públicas(UPT) por ser concursado como professor em Imperatriz, e dado à formação adquirida, passou a exercer a função de Assessor Jurídico da Secretaria de Educação, cargo que exerceu até janeiro de 2017.


Como advogado militante em João Lisboa e dada à carência de defensores público neste município, Dr. Enoque passou a assumir gratuitamente essa função, chegando a defender o direito de mais mil pessoas carentes, principalmente na área de família, consumidor, administrativo e previdenciário, sem contar, os mais de 80% dos processos criminais em que foi nomeado pelos Magistrados da Comarca de João Lisboa.


Também exerceu os cargos de Assessor Jurídico da Secretaria de Educação do Município de Buritirana, Procurador da Câmara de Vereadores de Buritirana e Procurador do Município de João Lisboa, presta assessoria jurídica gratuitamente em João Lisboa as: Associações de Moradores, Sindicato da Saúde, Igreja Católica, Igreja Evangélicas e demais entidades sem fins lucrativos.
Em 2012 foi candidato ao cargo de Prefeito, ficando em 2º lugar, alcançado uma votação de 4.259 votos, em 2016 foi candidato novamente com uma votação de 3.173 votos.


Dr. Enoque é casado com a Advogada Patrícia Coutinho Cavalcante de Albuquerque com quem tem 04 filhos: Beatriz, Arthur, Estela e Elisa. É Católico praticante e frequenta com afinco a Igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no centro de João Lisboa.


Filiado ao PCdoB, e nas eleições de 2018 apoiou o Governador Flavio Dino (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB), Ildon Marque (PP), Sendo estes os mais votados em João Lisboa, que possivelmente o apoiarão para Prefeito no pleito eleitoral de 2020.

Política