Notícias

Política

Empresario Hernandes Vaz, é pré-candidato a prefeito na cidade de Tucuruí-PA.

Hernandes Vaz, pré-candidato a prefeito na cidade de Tucuruí-PA.

Publicado em: 06/03/2020

Empresario  Hernandes Vaz, é pré-candidato a prefeito na cidade de Tucuruí-PA.

Hernandes Vaz, pre-candidato a prefeito de na cidade de Tucuruí-PA.

Hernandes Vaz. empresário e pecuarista no município de Tucuruí-PA. Nascido em 20 de novembro de 1973.

Hernandes Vaz empresário e pecuarista no município de Tucuruí-PA, nascido em 20 de novembro de 1973, formado em administração e teologia conta com uma vasta experiência na área administrativa e gestão de empresas.

Hernandes Vaz, foi presidente da ACIT - Associação Comercial e Industrial de Tucuruí

Firma sua pré-candidatura a prefeito na cidade por acreditar que junto com a população pode fazer uma renovação na política de Tucuruí e resgatar a credibilidade, respeito e o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade com paz e união.

"Conto com o apoio de cada cidadão, amigos e meus familiares para juntos em uma pré-campanha independente, limpa e honesta possamos alcançar nossos objetivos. Estamos no caminho certo e o povo só tem a ganhar."  Afirmou Hernandes Vaz

O que podemos analisar que é um grande nome para escrever uma nova história para um município grandioso como a cidade de Tucuruí.

Filiado ao partido PDT 12 - Partido Democrático Trabalhista, Hernandes tem percorrido os bairros e zona rural da cidade de Tucuruí e agradecido as lideranças e pessoas que tem agregado ao projeto de mudança na cidade.

A cidade de Tucuruí é um município brasileiro do estado do Pará conhecida por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo. A cidade de Tucuruí esta localizada no sudeste do Pará, região do Carajás, sendo fundada como colônia militar portuguesa em 1779.

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018 o município possuía 112.148 habitantes e 2.086 km² de área.

A história de Tucuruí compreende tradicionalmente o período de instalação de vários assentamentos com a função de servir de guarda e passagens entre o baixo e o médio Tocantins, muito embora o território do município fosse habitado por povos indígenas desde tempos muito antigos.

A fundação realmente se efetivou com a construção em 1782 do Fonte de Nossa Senhora da Fachina (posteriormente Forte de Nossa Senhora de Nazaré), construído com mão de obra escrava e indígena. O forte tinha a finalidade de fiscalizar a navegação no rio Tocantins, servir como contraponto aos vários quilombos que surgiram na região e o contrabando de ouro vindo de Goiás e Mato Grosso feito pelo rio.

Os primeiros fatos históricos e registros da cidade, no entanto, datam apenas de 1779, quando o governador Telo de Menezes fundou a Vila de São Bernardo da Pederneira em resposta ao crescimento da Confederação do Itapocu, em 1780 mudando de nome para Alcobaça.

Além da usina hidrelétrica, principal fonte econômica do município, a economia também desenvolve-se em outros setores. No setor primário predominam o extrativismo vegetal, a agricultura rudimentar, a pecuária extensiva e a pesca (recentemente foi implantado um projeto de tanques rede na região do lago). No setor secundário, ainda pouco expressivo, destaca-se a construção civil e a indústria de laticínios que abastece a região com leites, iogurtes e queijos.

O setor terciário, predominante no município, apresenta comércio diversificado (supermercados, farmácias, lojas de eletrodomésticos, de informática e de vestuário, entre outras) e serviços como agências bancárias, casa lotérica e estabelecimentos de ensino e saúde.

por: Wallace Castro

Política